Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Presidente da Representação Regional da Firjan Centro-Norte Fluminense e membros do Conselho Empresarial participam do encontro, no qual foi entregue um documento com propostas de desenvolvimento aos pré-candidatos à presidência da República
Liderados pelo presidente Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o presidente em exercício, Luiz Césio Caetano, a Firjan participa desde o dia 29 de junho, do Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília. O evento conta ainda com a participação da presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense, Márcia Carestiato Sancho; o conselheiro emérito da Firjan, Dalton Carestiato; o presidente do Sindvest Nova Friburgo e vice-presidente da Firjan, Marcelo Porto; e o presidente do Sinduscon-CN, Ediwar Ismério. Promovido pela CNI, nesta edição o ENAI promove o ‘Diálogo da Indústria com pré-candidatos à presidência da República’. Participaram do debate Simone Tebet, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro.
Presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano avalia o evento como extremamente importante. “Podemos escutar a linha de conduta dos pré-candidatos à presidência, além de apresentarmos as preocupações da indústria. O encontro também serve para estreitar o diálogo para pedirmos a efetivação de uma política industrial, tecnológica e de inovação”, disse ele, que reitera que só assim a indústria poderá avançar em direção ao futuro.
Na ocasião, cada pré-candidato que participou do encontro recebeu o documento “Propostas da Indústria para as eleições 2022” com 21 temas para fortalecer o desenvolvimento da indústria nacional. O documento foi elaborado com base nos fatores-chave da competitividade identificados no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022. A Firjan destaca pontos como a formulação de uma política industrial, criando estratégia unificada de desenvolvimento científico e tecnológico alinhada à política de comércio exterior. Assim como:
- Elaboração de políticas específicas para setores estratégicos, reforçando vantagens comparativas e criando outras;
- Reforma tributária ampla sobre o consumo;
- Ampliação e modernização da infraestrutura logística e energética;
- Aperfeiçoamento das regras para licenciamento ambiental;
- Maior foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação;
- Adequação do sistema educacional e de formação de mão de obra.
A presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense, vice-presidente do Conselho Firjan de Mulheres e presidente do Sindgraf Nova Friburgo, Márcia Carestiato Sancho, reforçou a importância da participação das mulheres na construção do país. “É importante ouvir todas as propostas dos pré-candidatos que aqui estiveram, destacando a participação de uma candidatura feminina. É um reconhecimento para todas as mulheres do país”, disse.
Segundo Marcelo Porto, vice-presidente da federação e presidente do Sindvest Nova Friburgo, a participação dos três pré-candidatos serviu para os empresários avaliarem a situação do país nos próximos meses, além de conhecerem as suas ideias e plataformas. “Foi importante observar o quanto de valor eles dão para a indústria. Falaram das dificuldades para a reindustrialização, mas também deixaram no radar a necessidade da reforma tributária, apontando perspectivas positivas para a indústria”, afirmou.
Conheça todas as propostas apresentadas pela CNI.
Foto: Paula Johas/Firjan