Comunicados das Defesas Civis dos municípios da região sobre as chuvas

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia/INMET se concretizaram, e a região está sendo  atingida por chuvas já alguns dias. A chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Estas previsões são para as áreas da Costa Verde, Noroeste, Baixadas Litorâneas, Metropolitana, Norte, Médio Paraíba, Centro Sul e Serrana. A previsão da meteorologia é de chuvas moderadas/fortes em toda a região Sudeste neste início de março. A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo está em estágio de atenção.

Além da previsão de chuvas, o Centro Norte Fluminense também terá dias de temperaturas baixas nesta reta final do verão. Foi assim em fevereiro e continuará sendo em março. Esta semana, a máxima não deverá passar de 23º C, de acordo com o Climatempo.

 

 

O município de Itaocara entrou em estado de alerta máximo na sede, e nos distritos de Batatal e Portela por risco de transbordo do Rio Paraíba do Sul. A vazão em Ilha dos Pombos, a 80 quilômetros da cidade, vinha ficando próximo dos 1.500 m³/s, mas foi aumentada para mais de 1.900 m³/s no dia 02 de março.

A Defesa Civil de Itaocara alertou todos os distritos no dia 01 de março que o nível dos Rios Paraíba do Sul, Negro e das Areias estavam acima do normal e com tendência de subida, e com isso teria risco moderado de deslizamentos e previsão de chuvas intensas nos próximos dias. As instruções são para evitar contato com os alagamentos, permanecendo em local seguro e ao perceber riscos, abandonar a área.

 

 

O atual prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana tranquilizou a população das ações que a Prefeitura está realizando no município. “Estamos trabalhando na desobstrução. E se não fosse os equipamentos que adquirimos ultimamente estaríamos muito pior, vale avaliar que estamos com chuvas desde novembro. Tivemos sim espaços com tempo bom de 5 a 6 dias, porém como se conserta 1.050 Kms de estradas de chão em 5 a 6 dias? E vem chuva novamente. Defesa Civil, Secretaria de Obras e Agricultura estão distribuídas por todo município! Estamos com obstruções e problemas em todo nosso município!”, afirmou nas redes sociais.

Já o prefeito de Macuco, Bruno Boaretto, reuniu sua equipe de governo, e fez nas redes sociais um comunicado a população alertando sobre os riscos e as ações do Governo Municipal. “Devido as fortes chuvas em Macuco, a Prefeitura já está mobilizada, tomando todas as medidas necessária, monitorando a situação juntamente com os órgãos responsáveis e estamos preparados para as situações emergenciais”, garante a nota divulgado pela Prefeitura de Macuco.

A Secretaria Especial de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil do município de Carmo também emitiu um comunicado sobre as chuvas. “Com as forte chuvas dos últimos dias e com aumento da vazão do Rio Paraíba do Sul orientamos a população em geral, em especial de Porto Velho do Cunha que redobre a atenção e em caso de emergência procure locais seguros”, conclui a nota divulgada nas redes sociais.

 

A Defesa Civil do município de Cantagalo alertou no dia 02 de março, às 22h30 minutos, sobre a elevação gradual das águas do Rio Paraíba do Sul, devido ao acúmulo elevado de chuvas dos últimos dias. “A Represa da Ilha dos Pombos, empreendimento da Light S/A, registrou uma vazão de 1.900 m3 com possibilidades de chegar a 2.100 m3 durante a madrugada. A Represa opera no momento com as comportas abertas. As equipes da Defesa Civil e da Prefeitura Municipal, já estão empenhadas e se dirigindo ao local pra prestar os atendimentos necessários. O ponto de apoio designado é a Quadra Municipal de Esportes”, garante a nota.

Ver anterior

Firjan SESI abre 70 vagas gratuitas para curso Pré-Enem em Nova Friburgo

Ver próximo

Matheus Rocha disputará as etapas do Campeonato Brasileiro de Karatê em Natal

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!