Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Numa ação inédita no município, o Departamento de Cultura da Prefeitura de Macuco promoveu durante o mês de junho o I Concurso de Estandartes, numa alusão especial ao padroeiro macuquense e à Festa de São João Batista, que é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, através da Lei Municipal 634/2013.
Em sua primeira edição, o concurso homenageou Rosângela Gomes Pacheco, reconhecida e respeitada figura pública que em vida sempre foi admirada por ser uma exímia artesã e cuja trajetória de vida foi voltada à devoção a São João Batista, tendo dedicado grande parte do seu tempo à confecção de belos estandartes ligados ao tema.
Para analisar os trabalhos, foi difícil a missão da Comissão Julgadora – formada por João Batista Poubel, Maria Catarina Fellows e Shirlei Garcia – já que foram inscritos estandartes belíssimos, com enorme diversidade de técnicas artesanais e uma amostra inconteste da criatividade dos artistas macuquenses, com apliques, bordados, costuras, pedrarias, crochês, patchworks, fuxicos e muitas fitas de cetim, entre outros.
Após a minuciosa avaliação, seguindo o regulamento divulgado, adotando critérios como originalidade, criatividade, linguagem estética e qualidade do trabalho, os jurados, que são membros do Conselho Municipal de Cultura, decidiram a classificação. Em 1º Lugar ficou Maria Rosângela Silva; o 2º Lugar foi da artesã Sandra Góes; e o 3º Lugar foi para os Usuários do CAPS/Macuco. Todos os demais artesãos também foram premiados como forma de reconhecimento pela participação.
FOTOS: Departamento de Cultura