Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Objetivo é incentivar a leitura e despertar a “veia” poética dos estudantes
No Centro Cultura Padre Peter Joseph Corbett, foi realizada a final do 2º Festival de Poesia nas Escolas 2014, de São Sebastião do Alto. O vencedor na primeira categoria do 5º ao 7º ano foi Geliel Souza Pereira, com o texto de título ‘A Natureza’, da Escola Municipal Bráulio Ferreira da Silva, no Guarani, que tem como diretora Rayane Esperante Berriel.
Já a segunda categoria, do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, foi vencida por Lavynia Vogas Moreira, com o texto de título ‘País de Emoção’, do Colégio Estadual Januário de Toledo Pizza, de Valão do Barro, segundo distrito, que tem como diretor Antônio José Gaio.
O objetivo do festival é despertar nos alunos o gosto pela poesia. Assim, a Secretaria de Educação e Cultura do município, juntamente com o poeta e presidente do festival, Carlos Henrique Muniz de Castro, e o professor coautor e coordenador do festival, Alex Sandro Oliveira, organizaram mais este evento.
O projeto teve início em 2012, com a participação de escolas municipais e estaduais de São Sebastião do alto. Logo depois, se estendeu a outros municípios da região. Em consequência, foi realizado, em 2013, o 1º Festival Intermunicipal, com participação de Trajano de Moraes e de Santa Maria Madalena.
Estiveram prestigiando o evento o prefeito Mauro Henrique (PT); a primeira-dama e secretária de Promoção Social, Stela Dutra; a secretária de Educação e Cultura, Maria de Fátima Botelho, além de outras autoridades do município. Também esteve participando o secretário de Educação, Esporte e Cultura de Santa Maria Madalena, Nestor Luiz Cardozo Lopes.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Maria de Fátima Botelho, evento como este é muito bom para incentivar os alunos a escreverem. “Desta forma, podemos despertar nos alunos a veia poética de cada um. Temos a oportunidade de poder apreciar lindas poesias que nos levam a fazer uma viagem, da notável criatividade deles. Fico feliz de ver o talento dos nossos alunos neste festival. Parabéns a todos que participaram e abrilhantaram essa singela arte de ser fazer obras em versos,” frisou.
Além dos vencedores, também participaram os alunos: Anna Júllya Moraes Esperante (Escola Municipal Ivar Pinheiro Cascabulho, do Guarani) e que tem como diretora Januária Teles Reis; Emilly de Souza Reis (Escola Municipal Sebastião Luiz Gomes, de Ipituna), que tem como diretora Acrenir Vieira Cardoso; Kailane Ouverney Calvelli (Escola Municipal Thiers Pereira Daflon, de Lageado) e que tem como diretor Luiz Carlos dos Santos Chagas; Marcelly Ferreira Pinto (Escola Estadual Municipalizada Manoel Bittencourt da Silva Júnior, de Ibipeba, da diretora Solange Moraes Esperante; Jainne Gomes de Carvalho (Escola Municipal Júlio Vieitas, do Centro da cidade), da diretora Simone Mattos Queiroz; e Vitor Manoel Alencar Gonçalves (Escola Municipal Thiers Pereira Daflon, de Lageado) e que tem como diretor Luiz Carlos dos Santos Chagas.