Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Comissão de Mentoria Jurídica e a Escola Superior da Advocacia (ESA) da OABRJ prorrogou, até o dia 16 de setembro, as inscrições para a 5ª edição do Concurso de Redação da OABRJ. Os textos, sobre o tema “O acesso à Justiça e o alto custo da taxa Judiciária de custas”, devem ser enviados para o e-mail concurso.redacao@oabrj.org.br com assunto: “CONCURSO DE REDAÇÃO”.
As redações devem ser originais, inéditas e seguir as normas ortográficas em vigor no país. Os trabalhos devem ter no máximo 1.200 palavras e estar inseridos no gênero dissertativo. A premiação do concurso será realizada em dezembro.
Os três primeiros colocados ganharão celulares e laptop. O quarto lugar garantirá um curso da ESA de livre escolha. Todos os candidatos – do primeiro ao décimo lugar – ganharão créditos estudantis do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped) da Uerj, com validade de dois semestres subsequentes à publicação do resultado.
A iniciativa conta com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped) da Uerj e do Cartório do 15° Ofício de Notas do Rio de Janeiro, além de apoio da Comissão de Celeridade Processual da OABRJ, da Caarj e das diretorias de Igualdade Racial, de Apoio à Advocacia e da Pessoa com Deficiência da Seccional.
O concurso adota a política de cotas raciais para negros, indígenas e quilombolas, que prevê acréscimo de 5% na nota para os participantes que se autodeclararem. A novidade para este ano é a cota para pessoas com deficiência.