SENAI oferta mais de 115 mil vagas para cursos pagos e gratuitos
A XII Conferência Municipal de Assistência Social de Trajano de Moraes, que teve como tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, realizou sua décima segunda edição no dia 12 de julho, com debates de vários temas importantes para o município.
Após a abertura da conferência, que contou com falas da secretária de Assistência Social, Juliana Pais; da secretária de Gestão Patrimonial, Verônica Fazoli; do subsecretário de Vigilância em Saúde e conselheiro Saulo Pacheco; e do vereador Hélio Luiz, iniciou-se um debate sobre propostas para cinco eixos.
No eixo 1, Financiamento, discutiu-se financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.
No eixo 2, Controle Social, a pauta foi a qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
No eixo 3, Articulação entre Segmentos, como potencializar a Participação Social no SUAS.
No eixo 4, Serviços, Programas e Projetos, a universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.
E no eixo 5, Benefício e Transferência de Renda, a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Após uma palestra da assistente social Letícia Reis, os eixos temáticos foram discutidos e as propostas a nível municipal, estadual e federal foram aprovadas pela plenária.
Também houve a eleição para os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.