Conferência da Assistência Social em Cantagalo

A Secretaria Municipal de Assistência Social, contando com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu a XIII Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Cantagalo. A Conferência aconteceu no último dia 4 de Setembro, no Centro de Convivência do Idoso, que fica localizado no Bairro Parque das Árvores.

Foram trabalhados três eixos temáticos na conferência: A Assistência Social como Direito do Povo – Serviços; Programas e Projetos, Financiamento Público – Impactos e Retrocessos nas Políticas Sociais, e Participação Social.
O evento teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

A composição da mesa foi marcada pela presença de Eduardo Medeiros, secretário de Governo, representando o prefeito Guga de Paula; Jussara Figueira de Paula, secretária de Assistência Social; José Hércules, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; José Augusto Filho, presidente em exercício na Câmara de Vereadores; e pela palestrante Érika Oliveira, psicóloga e assessora Técnica no Estado da Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Superintendência de Gestão do SUAS.

A secretária de Assistência Social, Jussara Figueira de Paula, destacou como é importante este momento de reflexão para o município. Durante o evento foram formados grupos para discussão dos eixos apresentados de onde saíram as propostas a serem levadas para a Conferência no Estado e posteriormente a nível nacional.

“Esse ano o tema da Conferência foi direito do povo, com financiamento público e participação popular, esse foco no usuário é muito importante porque é a oportunidade para os usuários dos serviços e programas sejam protagonistas na tomada de decisões sobre a Assistência Social. E uma oportunidade para o município encaminhar suas proposições para o Governo Estadual e Governo Federal”, declarou a Secretária de Assistência, Jussara de Paula.

Em uma das propostas a serem enviadas, foi sugerido por exemplo a criação de um Conselho Juvenil para promover a construção da participação social desde cedo. Eixo trabalhado em um dos grupos de discussão formado por representantes de diversos segmentos da sociedade cantagalense.

 

Ver anterior

Prev de Trajano de Moraes continua realizando cadastro de aposentados e pensionistas

Ver próximo

Projeto de Cordeiro é finalista em Prêmio Nacional

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!