Confira os eventos deste final de semana no Centro Cultural em Cantagalo
A Secretaria Municipal de Assistência Social, contando com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu a XIII Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Cantagalo. A Conferência aconteceu no último dia 4 de Setembro, no Centro de Convivência do Idoso, que fica localizado no Bairro Parque das Árvores.
Foram trabalhados três eixos temáticos na conferência: A Assistência Social como Direito do Povo – Serviços; Programas e Projetos, Financiamento Público – Impactos e Retrocessos nas Políticas Sociais, e Participação Social.
O evento teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.
A composição da mesa foi marcada pela presença de Eduardo Medeiros, secretário de Governo, representando o prefeito Guga de Paula; Jussara Figueira de Paula, secretária de Assistência Social; José Hércules, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; José Augusto Filho, presidente em exercício na Câmara de Vereadores; e pela palestrante Érika Oliveira, psicóloga e assessora Técnica no Estado da Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Superintendência de Gestão do SUAS.
A secretária de Assistência Social, Jussara Figueira de Paula, destacou como é importante este momento de reflexão para o município. Durante o evento foram formados grupos para discussão dos eixos apresentados de onde saíram as propostas a serem levadas para a Conferência no Estado e posteriormente a nível nacional.
“Esse ano o tema da Conferência foi direito do povo, com financiamento público e participação popular, esse foco no usuário é muito importante porque é a oportunidade para os usuários dos serviços e programas sejam protagonistas na tomada de decisões sobre a Assistência Social. E uma oportunidade para o município encaminhar suas proposições para o Governo Estadual e Governo Federal”, declarou a Secretária de Assistência, Jussara de Paula.
Em uma das propostas a serem enviadas, foi sugerido por exemplo a criação de um Conselho Juvenil para promover a construção da participação social desde cedo. Eixo trabalhado em um dos grupos de discussão formado por representantes de diversos segmentos da sociedade cantagalense.