Confira dicas para uma ceia segura e saudável

Ceia de Natal

Com o fim do ano e as comemorações de Natal e Ano Novo, muitos lares fluminenses se enchem de encontros e ceias fartas. No entanto, é fundamental tomar cuidados básicos em relação à qualidade, transporte, preparo e conservação dos alimentos, garantindo que o ponto alto das festas seja um sucesso.

Não é porque a comida é caseira que ela não tem risco. Mudança de temperatura, armazenamento inadequado, falta de cuidado no manuseio, tudo isso pode acontecer em casa também. Por isso, é muito importante tomar certos cuidados na compra e no preparo do alimento. Há levantamentos que comprovam que a frequência de surtos de toxinfecções causadas por ‘comida caseira’ pode chegar a 27%, como em São Paulo, por exemplo”, alerta o presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiroz

O médico veterinário e consultor de alimentos seguros da ASSERJ, Flávio Graça, preparou algumas dicas essenciais para proteger a saúde de sua família e amigos, garantindo uma ceia saudável e segura.

1. Aquisição de produtos

  • Verifique sempre a origem dos alimentos, especialmente os de origem animal. Compre apenas produtos certificados, com selos de inspeção municipal, estadual e federal.
  • Atenção ao prazo de validade e à temperatura de conservação. Produtos cárneos congelados com gelo avermelhado na embalagem podem ter sofrido descongelamento, comprometendo a qualidade.

2. Descongelamento correto

  • Em casa, descongele os alimentos lentamente na geladeira. Evite descongelar na pia ou em água, pois isso pode levar à perda de proteínas e à qualidade do produto. Se necessário, use o micro-ondas.

3. Cuidados ao manusear carnes

  • Não lave carnes ou frangos na pia. Essa prática aumenta o risco de contaminação cruzada ao espalhar bactérias pelo ambiente.
  • Cozinhe, asse ou frite bem todos os alimentos de origem animal para eliminar possíveis microrganismos.

4. Higiene de frutas e verduras

  • Lave frutas e verduras em água corrente e higienize com solução de hipoclorito de sódio (1%: duas colheres de sopa por litro de água; 2,5%: uma colher de sopa por litro de água). O uso de vinagre não elimina bactérias.

5. Cuidados pessoais e com utensílios

  • Lave sempre as mãos com água e sabão antes e durante o preparo dos alimentos.
  • Substitua utensílios de madeira que apresentem rachaduras ou ranhuras, pois podem acumular microrganismos.

6. Conservação e preparo de alimentos

  • Mantenha alimentos perecíveis sob refrigeração a 5 °C.
  • Evite deixar alimentos em temperatura ambiente por longos períodos.
  • Posicione alimentos crus abaixo de preparados na geladeira, evitando contaminação.
  • Alimentos preparados devem ser consumidos em até cinco dias sob refrigeração.
  • Reaqueça alimentos quentes antes de servir, garantindo a eliminação de possíveis microrganismos.
  • Descongele apenas o que for consumir.

7. Cuidados extras

  • Evite manipular alimentos se estiver com cortes ou feridas nas mãos.
  • Utilize gelo filtrado para consumo; gelo em escamas é indicado apenas para conservação de alimentos embalados.
  • Substitua os filtros de água conforme orientação do fabricante.
  • Se morar em casa, higienize caixas d’água e cisternas periodicamente.

Com essas orientações, você pode aproveitar as celebrações de fim de ano com segurança e tranquilidade, garantindo momentos inesquecíveis ao lado de quem mais ama.

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Ver anterior

Estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro são premiados em olimpíadas de Ciências e Química

Ver próximo

Após articulação na Câmara, Cláudio Castro celebra aprovação da renegociação das dívidas dos estados

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!