Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Estudar de forma eficiente e produtiva, fazendo bom uso do tempo que é dedicado a essa atividade, tem sido algo cada vez mais essencial nos dias de hoje. Seja para fins acadêmicos ou profissionais, o aprendizado precisa ser otimizado para que o indivíduo corresponda as exigências da sociedade em que vivemos.
Pensando nisso, confira abaixo alguns exemplos de técnicas de estudo que são consideradas bastante úteis por alunos de diferentes perfis.
Perguntas e respostas
Uma das técnicas mais simples, porém funcionais, é aprender com um modelo de perguntas e respostas. Formular as questões e pensar nas respostas é algo que ajuda a assimilar o conteúdo, além de facilitar em revisões futuras.
Independente do tema estudado, seja para aprender sobre o ciclo de vida das briófitas ou ainda para estudar as estratégias do blackjack antes de apostar no catálogo completo e diversificado do JackpotCity Casino, esse método é bastante recomendado por professores e especialistas.
Mapa mental
O mapa mental é a técnica mais indicada para aqueles que aprendem melhor com elementos visuais. De forma parecida com um diagrama, o mapa mental deve ter um tópico principal posicionado bem ao centro da página, e a partir dele, ramificações com palavras-chave e expressões que estejam conectadas a esse tópico central.
Estudo intercalado
O modelo conhecido como estudo intercalado consiste em variar as disciplinas que estão sendo aprendidas. De acordo com os especialistas, o ato de alternar as matérias de estudo pode manter a atenção do aluno por mais tempo e reduzir a perda de foco.
Ao permanecer por horas estudando sobre um único assunto, o cérebro perde a concentração com mais facilidade, às vezes sem que o indivíduo sequer perceba. No geral, a técnica do estudo intercalado pode ser usada para qualquer área de conhecimento, mas ela costuma ser ainda mais eficaz ao estudar disciplinas que envolvem o raciocínio lógico.
Releitura
A releitura é um método de aprendizado muito comum, tão comum que muitos a utilizam sem nem mesmo perceber. Na prática, ela funciona como um tipo de revisão, mas para potencializar seus benefícios, é preciso dedicar bastante atenção e foco.
Segundo os especialistas, ao ler um conteúdo pela primeira vez, o cérebro humano geralmente o compreende de forma geral e sem muitos detalhes. No entanto, ao reler duas ou mais vezes, as informações mais específicas e até então despercebidas passam a ser assimiladas.
Técnica Pomodoro
A técnica Pomodoro é bem simples, e consiste na divisão do aprendizado em ciclos de estudo com 30 minutos cada. Durante um ciclo, é preciso se dedicar por 25 minutos com o máximo de concentração possível, e passado esse tempo, utilizar os últimos 5 minutos de forma livre, para fazer uma pausa e relaxar.
Para evitar o cansaço e manter o foco, após quatro ciclos de estudo, a recomendação é fazer uma pausa mais longe, de 15 minutos. Apesar de parecer trivial, esse método pode ser bastante efetivo quando adotado de maneira contínua.