Congresso Nacional presta homenagem a Martinho da Vila

Cantor nascido em Duas Barras recebeu a Medalha Abdias Nascimento

Na comemoração pelo Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, o cantor e compositor Martinho da Vila foi homenageado com a comenda Abdias Nascimento, no plenário do Senado Federal. A medalha é um prêmio oferecido em homenagem àqueles que se destacam na proteção e na promoção da cultura afrobrasileira.

Abdias Nascimento foi o primeiro senador negro do país, no período de 1997 a 1999, além de escritor, intelectual, ativista, ator e escultor. Foi pioneiro no combate ao racismo e à intolerância religiosa.

Ao abrir a sessão, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a realização da sessão é a concretização de um sonho e motivo de orgulho do Senado. “Para mim, é, também, motivo de orgulho duplo, pois, por ser alagoano, é impossível lembrar essa data sem saudar o quilombo de Palmares e Zumbi”.

PRÊMIO – A escolha dos agraciados é feita anualmente por um conselho formado por representantes de todos os partidos no Senado. Os nomes para receber a comenda podem ser indicados por senadores, deputados federais e entidades de âmbito nacional que desenvolvem atividades relacionadas à proteção e à promoção da cultura afrobrasileira.

A Comenda Senador Abdias Nascimento foi instituída em novembro de 2013, pela Resolução 47 do mesmo ano, oriunda de um projeto dos senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Paulo Paim (PT-RS).

ABDIAS NASCIMENTO – O inspirador da comenda, Abdias Nascimento (1914-2011), foi senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro no Brasil. Esteve à frente de projetos pioneiros na luta pela igualdade racial no país, como o Teatro Experimental do Negro e o jornal Quilombo.

Passou 13 anos em exílio após a edição do Ato Institucional nº 5, do regime militar, em 1968. Foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra, que se comemora em 20 de novembro – data da entrega da comenda.

Em 2010, chegou a ser recomendado pelo Governo Federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.

Ver anterior

Professores participam do II Seminário do Pnaic em Cantagalo

Ver próximo

Firjan realiza palestra sobre gestão ambiental em Cordeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!