Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
O Centro Educativo traz um novo conceito sobre construções e bioarquitetura, e promove cursos e projetos na área de sustentabilidade e ecologia. Foto: Instituto Tibá.
Conhecido por unir arquitetura e meio ambiente, o Instituto de Tecnologias Intuitivas e Bio-Arquitetura (Tibá) é uma das organizações mais importantes na área de sustentabilidade no estado do Rio de Janeiro. Localizado a 5 km do município de Bom Jardim, o espaço é um centro educacional de ecologia, que promove cursos e projetos sobre construções sustentáveis para estudantes de todo o país.
Fundado em 1987, pelo arquiteto e urbanista holandês Johan van Lengen, e a sua esposa Rose, o instituto atualmente permanece atuante sobre os olhares do diretor Marc Van Lengen e Aga Probaba. Juntos a outros especialistas e profissionais, todos promovem cursos e projetos que valorizam e respeitam a natureza, e também integram cada pessoa ao conceito íntimo da sustentabilidade.
O Instituto Tibá promove cursos sobre bioarquitetura, construção com bambu, agrofloresta sintrópica, arquitetura orgânica, construções de teto verde e jardins verticais, assim como o estudo de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Além disso, o centro educativo também oferece consultas para projetos arquitetônicos.
O espaço
A infraestrutura do Instituto TIBÁ é desenvolvida para receber convidados e estudantes (até 40 pessoas), comportando espaços para a equipe e aprendizes. Todos os ambientes recreativos, como área de jantar, palestras, meditação e oficinas, são preparados para garantir uma ótima experiência de trabalho e aprendizagem.
Na biblioteca do espaço, por exemplo, estão cerca de 60 anos de coleção de livros que reúnem uma rica lista de ficção e não-ficção nas línguas portuguesa, espanhola, inglesa, alemã e francesa. Além disso, o centro educativo, adiciona constantemente, novos títulos sobre sustentabilidade e arquitetura de baixo impacto ao acervo. O espaço também abriga a coleção de máscaras de Johan e Rose, vindas de culturas nativas de vários lugares do mundo.
No instituto, há também um espaço memorial dedicado a Johan e Rose van Lengen, mostrando uma seleção de documentos visuais e escritos da carreira e da pesquisa de ambos, tanto na arquitetura quanto nas artes visuais. O local permite observar vários aspectos de projeto compartilhados por eles.
Hospedagem
Além de ambientes que promovem a educação ambiental de forma prática e integrada, o instituto Tibá também oferece hospedagem aos estudantes. A casa principal do espaço conta com 7 quartos, com uma capacidade total para 27 pessoas, acomodando a maioria dos participantes. Além desses, existe ainda uma moradia à parte para os instrutores, comportando o limite de 32 cômodos.
A alimentação, por sua vez, recebe o apoio da culinarista experimentadora Aga Probala, e a comida varia de acordo com cada oficina realizada no instituto. Os pratos são servidos em todas as formas e cores e são muito saborosos. Entre os principais estão risotos de cogumelos, quiche com taioba, saladas com mamão verde, guacamole, entre outros.
Como conhecer o Instituto Tibá
Por fim, o Instituto de Tecnologias Intuitivas e Bio-Arquitetura está localizado no endereço Estrada do Alto Sertão, s/n – Alto Sertão, Bom Jardim. O centro educativo também está nas redes sociais, como o Instagram (@tiba.rio) e o Facebook (Tibario). Já para conhecer melhor sobre os cursos e projetos do local, é possível acessar o site oficial: (www.tibario.com).