Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O documento, segundo o presidente do CMDCA, Sérgio Campanate, contém eixos, diretrizes e objetivos estratégicos para a política municipal do setor, considerada uma das mais avançadas do estado do Rio, segundo informou o consultor Sérgio Teixeira, palestrante convidado para o evento. “Essas ações, essas diretrizes, norteiam nossos caminhos pelos próximos dez anos. Ou seja, é necessário avançar passo a passo, sem que nos percamos nas muitas diretrizes debatidas nas conferências. Por isso, a reunião ampliada foi o método indicado para que pudéssemos ampliar as discussões, mas, de forma prática, executarmos as ações, que, antes, ficavam apenas no campo das teorias”, explicou Campanate.
– Cantagalo já está bastante avançado quando o assunto é a proteção da criança e do adolescente. O plano decenal mostra o que queremos para as crianças e os adolescentes do município na próxima década. A reunião ampliada é oportuna para se debater a proposição de políticas públicas e a participação democrática dos diversos atores do sistema de garantia de direitos. É um marco para a infância e a adolescência em Cantagalo – destacou o palestrante Sérgio Teixeira, que presta consultoria e assessoria para diversos conselhos no estado.
Para a abertura do evento, além do presidente do CMDCA, Sérgio Campanate, e do palestrante Sérgio Teixeira, participaram as secretárias municipais de Assistência Social, a primeira-dama Jussara Figueira de Paula, e de Educação, Lucinha Farah Noronha. Jussara de Paula também chamou a atenção para a importância das discussões e a inclusão das propostas em ações concretas no dia a dia. “É necessário que olhemos com atenção para o assunto e que pensemos rapidamente no futuro que queremos dar às nossas crianças e adolescentes, sem falar que tudo isso também deve passar pela família”, disse.