Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Mais uma vez, tradição de rotatividade na composição foi mantida
No último dia 5 de fevereiro, foi realizado, em Nova Friburgo, o fórum do Consórcio Bacias Hidrográficas (CBH)-Rio Dois Rios para a definição da sua nova composição, que estará à frente da entidade no biênio 2013-2014. O fórum transcorreu em ótimo clima e os diferentes segmentos fizeram as suas composições e respectivas indicações para o novo diretório. Além da definição da composição geral do CBH, também foi definida a nova composição do diretório do CBH-Rio Dois Rios.
Mantendo a tradição da rotatividade da presidência entre os segmentos, o diretório ficou com a seguinte composição: Viviane Melo (Cecna), na presidência; João Mendes da Silva Neto (IES-Brasil), na vice-presidência; Lauro Nardoto Conde (Prefeitura de Cordeiro), como diretor-secretário; Christian Esteves Portugal (Águas de Nova Friburgo) e Gilmara dos Santos Crespo (Lafarge), como diretores administrativos; e Margareth Nacif Alves de Miranda (Inea – Instituto Estadual do Ambiente).
Após o fórum, foram discutidas as indicações do CBH-Rio Dois Rios para a participação do Fórum Fluminense do Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), e também houve uma apresentação de Cláudia Nakamura (Secretaria Estadual do Ambiente) sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico que está sendo elaborado para nove municípios da Região Hidrográfica VII.
O Rio Dois Rios é formado pelo encontro das águas dos rios Negro e Grande, cujas bacias de drenagem fazem parte da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, percorrendo, desse ponto até a sua foz, no Rio Paraíba do Sul, o percurso de, aproximadamente, 35 quilômetros.
A bacia hidrográfica tem uma área de drenagem de 4.375,5 km², abrangendo onze municípios – Nova Friburgo, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Bom Jardim, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes, além de Itaocara e São Fidélis, na Região Noroeste fluminense, conforme a resolução nº 18/2006, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Nessa área habitam cerca de 353 mil pessoas.