Contas de 2023 da Prefeitura de Carmo recebem parecer prévio favorável à aprovação

Nove municípios receberam parecer prévio favorável à aprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Foram analisados os números relativos ao exercício de 2023 de Areal, Armação dos Búzios, Cardoso Moreira, Carmo, Iguaba Grande, Japeri, Paraty, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Os documentos seguirão para as respectivas Câmaras de Vereadores para apreciação final.

O município do Carmo, avaliado pelo Conselheiro Substituto e Relator Christiano Lacerda Ghuerren, teve o parecer prévio de contas favorável a aprovação, considerando uma série de fatores. As contas de governo, que constituídas pelos respectivos balanços gerais do município e das demonstrações de natureza contábil, foram “elaboradas com a partir das disposições legais pertinentes, exceto pelas ressalvas apontadas”.

O relator considerou que o município apresentou o equilíbrio financeiro das contas,
em atendimento ao § 1o do art. 1o da Lei Complementar Federal no 101/00, bem como, garantiu o repasse das contribuições previdenciárias (patronal e dos servidores) devidas ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), de acordo com o art. 1o, inciso II da Lei Federal no 9.717/98.

Além disso, “os gastos com pessoal se encontram no limite estabelecido nos art. 19 e 20 da Lei Complementar Federal no 101/00; assim como “os gastos com recursos de impostos e transferências de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino atenderam ao disposto no art. 212 da Constituição Federal”.

A aplicação dos gastos com verba do FUNDEB 9 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) também foi de acordo com
os art. 70 e 71 da Lei no 9.394/96 c/c a Lei Federal no 14.113/20.

“Diante do exposto e examinado no presente processo, e tendo em vista a inclusão de alerta para o fato de que a existência de eventuais recursos não aplicados da Lei no 12.858/13, identificados nas contas de governo referentes ao exercício de 2026 e seguintes, a serem apreciadas por esta Corte a partir do exercício de 2027, sem a correspondente disponibilidade de caixa, poderá ensejar a emissão de parecer prévio contrário à aprovação das contas, manifesto-me PARCIALMENTE DE ACORDO com Corpo Instrutivo e com o Ministério Público, e voto ela Emissão de PARECER PRÉVIO FAVORÁVEL à aprovação das Contas do Governo do Município de Carmo, relativas ao exercício de 2023, sob a responsabilidade do Prefeito, Sr. Sérgio Luiz Peres Soares (…)”

Prefeito Sérgio Soares

Ver anterior

“O perigo de confiar demais na primeira impressão”, por Jalme Pereira

Ver próximo

Sudeste lidera ranking da estimativa de produção de café para 2025

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!