Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Entidade anunciou que recolhe cerca de oito toneladas de material por mês. Com os novos implementos, expectativa é que trabalho renda mais 25%, em média
A empresa Tetra Pak, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), cedeu 12 equipamentos, entre prensas hidráulicas, balanças eletrônicas, empaletadeiras e elevadores para três iniciativas de reciclagem do Noroeste do Rio de Janeiro. As ferramentas, fundamentais para o trabalho nas cooperativas de coleta seletiva, foram entregues nos municípios de Sapucaia, Carmo e Porciúncula.
Com a entrega dos equipamentos, espera-se que o trabalho das cooperativas se torne mais ágil, o que fará o ciclo da reciclagem girar com mais velocidade. “Por conta da nossa atuação regional, da parceria com o Inea e com as prefeituras, conseguimos rastrear as iniciativas mais necessitadas e acreditamos que os equipamentos ajudarão a agregar valor aos materiais recicláveis coletados”, afirma Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak.
Em 2013, mais de 71 mil toneladas de embalagens da Tetra Pak foram recicladas, um incremento de 9%, se comparado a 2012. A expectativa é que, com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o volume de materiais reciclados aumente ainda mais.
A Associação de Catadores de Material Reciclável de Carmo foi agraciada com quatro implementos doados pela Tetra Pak para facilitar o trabalho. A Tetra Pak disponibilizou para a Associação de Catadores de Material Reciclável de Carmo uma balança, uma empalheteira, uma prensa e um elevador de carga em regime de comodato. Os equipamentos só ficarão no município caso o volume de material realmente seja elevado.
O evento de entrega foi realizado na sede da cooperativa e contou com a presença de representantes municipais, do Inea, da empresa doadora e dos catadores. A associação recolhe, atualmente, cerca de oito toneladas de material reciclável por mês. A expectativa dos catadores é que os novos implementos aumentem em mais de 25% o volume obtido mensalmente. O representante dos catadores, Roberto Carlos, agradeceu o empenho de todos. “Nós estamos nessa luta há quatro anos e queremos agradecer à Prefeitura, à secretaria, ao Inea e à Tetra Pak”, finalizou.
– É muito importante para a gente manter esses implementos em Carmo, por isso precisamos aumentar o volume. Nós temos que ajudar a associação, porque é importante para nós mesmos. O nosso planeta tem data de validade e nós precisamos compreender isso – lembrou o prefeito de Carmo, César Ladeira (PT), que garantiu que a cooperativa receberá um caminhão para alavancar ainda mais a quantidade de material coletado.
– É um orgulho enorme perceber os avanços na estruturação do Programa Municipal de Coleta Seletiva, com a inclusão dos catadores. Aqui, em Carmo, tem vontade política para que aconteça tudo isso, que é resultado do empenho da gestão municipal – disse a coordenadora do Programa Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro, Pólita Gonçalves.
– Nós queremos parabenizar o município pelo trabalho. Hoje, está sendo um dia muito feliz, porque vemos que nosso trabalho dá resultado. É muito prazeroso chegar aqui e ver que se tornou realidade esse sonho que a gente teve tanto tempo atrás. A Tetra Pak acredita muito no trabalho do catador – afirmou Paulo Ribeiro, representante da empresa.