Justiça suspende a realização do concurso público de Duas Barras
Na região, já se destacam oito cooperativas filiadas à Federação Brasileira de Cooperativas no estado: Uniodonto Nova Friburgo, Cooperativa Agropecuária de Carmo (CoopCarmo), Cooperativa Agropecuária de Macuco, Cooperativa Euclides da Cunha, Sicoob Bom Credi, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Friburgo, Cooperativa Friburguense de Ferramentaria (CFF) e Cooperativa Fribourg.
Em Carmo, a CoopCarmo reúne 64 cooperados. Já em Cantagalo, a Cooperativa Euclides da Cunha, que administra o tradicional Colégio Euclides da Cunha reúne 50 professores associados e 200 alunos do maternal ao ensino médio.
Mas um dos destaques é a Cooperativa Agropecuária de Macuco, que detém a marca Leite Macuco. São milhares de produtores cooperados na região, que produzem mais de 150 mil litros de leite por dia. Além disso, a cooperativa movimenta mais de R$ 100 milhões por ano com todos os produtos da indústria de laticínios. A instituição também é uma das mais antigas da região e do estado, com mais de 70 anos de existência.
Outra cooperativa inovadora é a Sicoob Bom Credi, sediada em Bom Jardim. São mais de mil cooperados da única cooperativa de crédito rural do estado do Rio de Janeiro. Já em Nova Friburgo, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Friburgo, com 20 anos de atuação e 25 cooperados, é, atualmente, presidida pelo presidente Sampaio.
Outro caso interessante é o da Cooperativa Friburguense de Ferramentaria (CFF), que surgiu da terceirização de uma empresa, na qual os funcionários que seriam dispensados formaram a cooperativa para que pudessem continuar no atendimento a esta empresa. Hoje, a CFF possui 35 cooperados e quatro empregados. “A política de qualidade da CFF é fornecer peças metálicas para a indústria automotiva, bem como desenvolver a melhoria dos seus processos profissionais”, explica o presidente Aedson Roberto Alves.