Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
De acordo com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a Copa Rio Sub-20 é o novo nome do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG). A tabela foi definida por sorteio, e o Friburguense vai enfrentar o América, campeão da Série A2.
Em 2021, a competição vai contar com a participação de 24 clubes, sendo 11 pertencentes à Série A, 12 à Série A2 e o campeão estadual Sub-20 da Série B1 de 2019. Terão condição de participar da competição atletas nascidos a partir de 2001. No entanto, a partir da segunda fase, também poderão ser inscritos até cinco atletas nascidos a partir de 1998.
A copa será disputada em cinco fases, sempre no sistema de cruzamento olímpico (mata–mata), em partidas de ida e volta. Havendo empate em pontos ganhos ao final da segunda partida, o critério de desempate será o saldo de gols. Persistindo o empate a decisão dar-se-á pela cobrança de pênaltis. Os oito clubes da série A melhores colocados no campeonato estadual Sub-20 de 2021 não participam da primeira fase.
Os oito da Série A que estão isentos da etapa inicial da competição são Botafogo, Vasco da Gama, Fluminense, Resende, Nova Iguaçu, Madureira, Boavista e Bangu. A Portuguesa é a única que deverá jogar já desde o início.
Da Série A2 estarão presentes, além do Friburguense, Cabofriense, Audax Rio (campeão da Série B1 Sub-20 de 2019), América, Duque de Caxias e Gonçalense, que disputaram a segundona da categoria em 2021. Maricá, Sampaio Corrêa, Artsul, Angra dos Reis, Americano e Macaé também participam desta edição.
Completam a relação o Olaria, como vice-campeão da Série B1 Sub-20 de 2019 (herda a vaga do Audax), o Barra da Tijuca (terceiro colocado da B1 Sub-20 de 2019, substituindo o Flamengo) e o Serra Macaense (quarto colocado da B1 Sub-20 de 2019, substituindo o Volta Redonda).