Fim de semana foi movimentado no Centro Cultural Professora Amélia Thomaz
Marcos Paulo Barrias saiu da cidade serrana para fazer história no maior evento de sustentabilidade baseado em ciência e tecnologia do mundo, o SIPS 2024. Ele foi o mais jovem premiado esse ano, recebendo o Fray International Sustainability Award, um dos prêmios mais importantes do planeta.
O evento, organizado e promovido pela Flogen Stars Outreach, acontece na Ilha de Creta, na Grécia, e reúne alguns dos principais nomes da ciência e tecnologia, da educação e da sociedade civil, além de importantes lideranças dos setores público e privado.
Barrias conheceu o Dr. Florian Kongoli, criador e presidente do SIPS. Neste ano, o cientista canadense palestrou em evento internacional no Rio de Janeiro. O agente público convidou Kongoli para conhecer de perto o município de Nova Friburgo e o apresentou a alguns dos seus principais líderes políticos. Nascia ali a ideia de transformar a cidade em Capital Mundial da Sustentabilidade. O resultado foi a criação da Lei Complementar 167/2024, de autoria do professor Pierre Moraes (DC). Sancionado pelo prefeito Johnny Maycon (PL), o texto legislativo é o primeiro no mundo a se basear em um método científico.
O IPS é uma conferência multidisciplinar que reúne, no mesmo local, 50 simpósios internacionais sobre temas variados, que vão de energia a materiais, de medicina a leis, de astrofísica a química, e muito mais. “A ciência é multidisciplinar. A melhor maneira de desenvolver soluções para alcançarmos a sustentabilidade é reunir algumas das melhores mentes de nosso tempo para fazermos isso juntos”, afirmou o Dr Florian.
Dentre os premiados dessa edição, estão os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina Gregg Semenza (EUA, 2019) e Harvey Alter (EUA, 2020). Dentre os brasileiros, além de Marcos Paulo e do Prof. Pierre, destacam-se Alexandre Meyohas, subsecretário da Casa Civil do estado do Rio de Janeiro; Mario Linhares, CEO da Atlantica Green Tech; e o Prof. Sérgio Neves, do IME. O vereador e ex-Médico Sem Fronteiras João Ricardo Ribas Júnior (Rio de Janeiro), vencedor do Murad Life Improvent Award (2019), participou da entrega dos prêmios.