Cordeiro aprova lei que garante cartão de identificação exclusivo para pessoas autistas

O projeto de lei nº 2529/2021 que permite a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista virou lei no município de Cordeiro. A iniciativa tem como objetivo garantir atenção integral, assistência e prioridade no atendimento às pessoas autistas, proporcionando um melhor acesso aos serviços públicos e privados da cidade.

O projeto de lei é de autoria do vereador Luiz Gustavo Pinto da Silva e pretende atingir as áreas de saúde, educação e assistência social do município. O cartão de identificação também permitirá a exclusividade de vagas para pessoas dificientes em estacionamentos públicos e privados.

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

De acordo com o vereador, a nova lei municipal surge para dar mais visibilidade a uma realidade com a qual muitos cidadãos cordeirenses convivem. O objetivo do projeto é garantir que a municipalidade dê um atendimento adequado aos portadores do Espectro Autista. Ainda segundo Luiz Gustavo, o projeto também abre espaço para a criação de outras iniciativas importantes sobre o tema.

Através dos meus projetos, caso sejam colocados em prática, teremos campanhas institucionais, seminários, palestras e cursos sobre o chamado transtorno do espectro autista (TEA) – um problema cujo entendimento ainda não é preciso. Os familiares precisam do nosso apoio e os autistas precisam de tratamento e apoio de diferentes profissionais.”- afirmou o vereador.

Outro objetivo destacado por Luiz Gustavo é o desejo de inclusão das pessoas autistas na sociedade, garantindo aos portadores de TEA ainda mais presença nas escolas, universidades e no mercado de trabalho.

Casa do Autista

O vereador Luiz Gustavo também deseja criar um Centro de Referência Especializado da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
O vereador Luiz Gustavo também deseja criar um Centro de Referência Especializado da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Além do projeto de lei que irá garantir mais apoio às pessoas autistas da cidade de Cordeiro, o vereador Luiz Gustavo também deseja criar um Centro de Referência Especializado da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O espaço será destinado para a garantia de direitos às pessoas com autismo.

A Casa do Autista, segundo o vereador, contará com uma equipe multidisciplinar responsável pelo acolhimento dos autistas e seus familiares, proporcionando todo o acompanhamento necessário. O projeto ainda deve contar com o trabalho integrado entre Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde do município.

Ver anterior

“Raça heroica”, por Dr Júlio Carvalho

Ver próximo

Defesa Civil de Cantagalo participa de treinamento para emergências de chuvas intensas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!