Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Cordeiro realizou, recentemente, o Fórum Municipal de Eleição para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa foi criada pela Lei Municipal 2723/2023 através do projeto de autoria do vereador Luiz Gustavo Pinto (Gustavo Careca).
O novo conselho é formado por cinco pessoas com deficiência e/ou por seus representantes legais, uma entidade da sociedade civil que promova os direitos da pessoa com deficiência, e quatro representantes governamentais, sendo um de cada secretaria que compõe o conselho – Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico.
Além da eleição dos membros do Conselho, foi eleita no ano passado, em assembleia ordinária, a diretoria do colegiado para o biênio 2023/2025, com mandato não-governamental. A presidente eleita foi Jamila Suet (PcD – Pessoa com Deficiência Física), a vice-presidente, Thais Alvim (Representante/mãe de PcD com Deficiência Intelectual); e a Secretária, Danielle Freire (Representante da OAB Cordeiro e mãe de PcD).
De acordo com o vereador Gustavo Careca, a iniciativa é um marco em seu mandato na Câmara de Cordeiro e também representa uma grande conquista para a região.
“É com grande orgulho e humildade, que olho para o meu mandato como vereador, repleto de conquistas e dedicação. É um privilégio ter sido o autor da proposta que deu vida ao primeiro Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência da nossa região. Este é um marco importante em nossa trajetória, mas também reconheço que temos um caminho longo pela frente (…)”, afirmou o vereador em suas redes sociais.