Cordeiro já tem mais de 30 notificações de dengue

Com a identificação dos pontos críticos pelos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, os funcionários da limpeza urbana e da Secretaria de Obras já realizaram a limpeza nos bairros Pirazzo e Retiro Poético. Após cada ação, são contabilizados o número de focos positivos encontrados, sendo feito um mapeamento dos locais onde existem larvas do mosquito da dengue, trabalho que cabe ao coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Arilto Oliveira da Silva.

O trabalho de limpeza e capina será feito de maneira progressiva nos bairros de toda a cidade. A princípio, serão retirados os lixos e entulhos e feita a capina de terrenos baldios abertos, ruas e calçadas. Além disso, será feito um trabalho de informação e notificação da necessidade de limpeza nas propriedades muradas.

Mesmo com o trabalho de prevenção realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, ainda são encontrados focos positivos do mosquito transmissor da dengue por todo município de Cordeiro. Segundo Arilto Oliveira da Silva, já foram encontrados 12 focos no bairro Lavrinhas, 11 no Retiro Poético, oito no Jardim de Alah, seis no Manancial, três no Rodolfo Gonçalves, três no Pirazzo, dois focos nos bairros Iperj, Centro e São Manoel, e um no Dois Valles.

De acordo com o levantamento atual, existem, em Cordeiro, 36 casos de dengue notificados, sendo 12 confirmados, seis de moradores infectados no município e seis casos importados, o restante aguarda a confirmação por exame de sorologia.

O combate à dengue no município vem sendo desenvolvido durante todo o ano pelos agentes de endemias, com suporte dos agentes comunitários, que, nas visitas residenciais, apontam os problemas identificados para serem verificados pela Coordenação de Endemias e Vigilância Ambiental. Este ano, o Dia D em Cordeiro aconteceu no dia 28 de janeiro, com a distribuição de panfletos educativos e esclarecimento de dúvidas pela equipe da Secretaria de Saúde em todos os bairros da cidade. “No entanto, para que esse trabalho de prevenção se torne eficaz, é necessária a colaboração da população no combate aos focos do mosquito. É importante que cada morador verifique, periodicamente, os locais em suas residências que podem acumular água, já que os ovos do mosquito são muito resistentes e sobrevivem vários meses nos recipientes até que haja um ambiente propício para incubação. O aedes aegypti escolhe, normalmente, ambientes residenciais, pela possibilidade de sombra, água limpa e parada”, explicou o coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Arilto Oliveira da Silva.

Dia 22, a Prefeitura de Cordeiro informou, em mais um boletim, que os agentes de endemias da Secretaria de Saúde visitaram 157 imóveis no bairro Pirazzo, onde foram encontrados e eliminados três focos positivos do mosquito transmissor da dengue. Na localidade existe um caso de suspeita de dengue.

No Retiro Poético, os agentes continuam as fiscalizações. Entre os 633 imóveis já visitados foram encontrados quatro focos positivos do vetor e contabilizados mais sete casos suspeitos. O bairro, que está entre os que apresentam maior número de notificações de suspeita, está sendo verificado cuidadosamente pelos agentes de endemias da Secretaria de Saúde. Eles têm solicitado a ajuda dos moradores no combate aos focos do mosquito para eliminar o problema.

 

No estado, já são mais de 15 mil casos suspeitos

Durante a 7ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 16 de fevereiro), foram notificados 15.855 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro. Nesse período, nenhum óbito foi registrado. Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria Estadual de Saúde a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios até às 12 horas do último dia 19 de fevereiro.

Mesmo período em 2012 – durante a 7ª semana epidemiológica de 2012 – foram notificados 16.620 casos suspeitos de dengue em todo o estado do Rio, com um óbito. Durante todo o ano de 2012, foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 óbitos registrados. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.

A campanha ‘10 Minutos Contra a Dengue’, da Secretaria Estadual de Saúde, é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas.

Ver anterior

27 alunos aprovados no vestibular

Ver próximo

Estado do Rio terá nono dígito nos números de celular a partir de 27 de outubro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!