Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Preocupado com o aumento de animais abandonados nas vias públicas e com as denúncias de maus tratos, o prefeito de Cordeiro, Salomão Lemos (PR), mobilizou membros da sua equipe para iniciar ações que possam solucionar os problemas relacionados aos cães de rua na cidade.
Um dos primeiros passos está sendo a reestruturação do canil municipal, que oferecerá tratamento específico para cada animal recolhido. Uma área espaçosa com varanda coberta está sendo preparada para que os animais possam correr e brincar, ficando a parte interna, onde estão as baias com grades, reservada aos cães em tratamento.
Haverá um trabalho de castração dos animais e serão realizadas feiras e campanhas para incentivar a adoção. Nessa empreitada, o prefeito conta, ainda, com a experiência e a dedicação da veterinária Josiane Leitão Abreu, que é conhecida no município pelo seu trabalho de proteção aos animais.
A Prefeitura pretende, ainda, apoiar a criação de uma Associação de Proteção aos Animais, que será subvencionada pelo poder público para dar apoio ao funcionamento do canil e ao trabalho de atenção aos animais de rua.
A questão de animais abandonados pelas ruas de Cordeiro e Cantagalo tem sido cada vez mais frequente. Os animais, além de abandonados, sujam as ruas, podendo provocar doenças nas pessoas que circulam na região. Em Cantagalo, chegou a se cogitar a construção de um canil. Inclusive, o projeto teria recursos do Governo Federal, mas não saiu do papel, já que o Ministério da Saúde deixou de financiar esse tipo de ação.