Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 8 de abril, o Conselho Universitário da UNISCECAP conferiu o título de Dr. Honoris Causa ao cantagalense Coronel Robadey pelos inúmeros e relevantes serviços prestados à sociedade Fluminense. O cerimonial, que aconteceu no Parlamundi da Legião da Boa Vontade em Brasília, segue o formato da Universidade de Coimbra.
Na região, outras personalidades já receberam a honraria, como o professor Hamilton Werneck e o advogado Dr. Roosevelt Serafim Concy. O título é concedido a uma personalidade nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. Do latim, Honoris Causa significa “por causa de honra”, validando o fato de que aquele que recebe o título costuma destacar-se em sua área de atuação.
O homenageado
Natural da cidade de Cantagalo, o Coronel Roberto Robadey Costa Júnior concluiu o Curso de Bombeiros em 1987, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais, no qual ingressou como primeiro colocado por concurso público. Bacharel em Direito pela UFF (Universidade Federal Fluminense), em 1997, Robadey possui Pós-Graduação em Defesa Civil (1999) e Especialização em Combate a Incêndio Florestal (1990).
Durante sua trajetória profissional, o bombeiro ajudou a implantar Coordenadorias de Defesas Civis Municipais nas cidades de Cordeiro, Cantagalo e Macuco, onde atuou como Coordenador. Em 2007, assumiu o comando do Grupamento de Bombeiros Militar de Nova Friburgo e, em 2009, assumiu a coordenação da Defesa Civil do município, atuando ativamente no desastre que atingiu a Região Serrana, em 2011.
No ano de 2015, foi nomeado subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio, e chefe do Estado-Maior Geral. Em 2017, o oficial assumiu o comando da corporação e a Secretaria de Estado de Defesa Civil, tendo sido atuante durante a Intervenção Federal, deixando um legado, principalmente, na infraestrutura e no Projeto “Bombeiros Militares Temporários”. Recentemente, em 2021, o Coronel Robadey passou a Oficial da Reserva.