Corpo de Bombeiros RJ resgatam cabritos presos no alto da serra de Aperibé

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do quartel
de Itaocara, resgatou na tarde desta sexta-feira (09/05), cinco cabritos que estavam encurralados há 13 dias, em uma área de difícil acesso, a cerca de 60 metros de altura, na Serra da Bolívia, em Aperibé no Noroeste Fluminense.

Os bombeiros foram acionados na última quinta-feira (08.05), por moradores da região após perceberem que os animais permaneciam há vários dias no mesmo ponto da montanha, sem água e alimento.

A força tarefa durou cerca de 9 horas. Diante da complexidade da situação, que exigia técnicas específicas de salvamento em montanha, o planejamento da operação começou ainda na véspera. Às 5h da manhã, três especialistas em salvamento em altura e dez bombeiros do Destacamento de Bombeiro Militar de Itaocara iniciaram a missão.

No local, a equipe foi dividida em duas frentes de trabalho. A primeira equipe, composta por seis montanhistas, caminhou cerca de 5 km até o cume da montanha com cordas, equipamentos de resgate e materiais de primeiros socorros, caso os animais apresentassem lesões. A equipe realizou a descida por rapel até o ponto onde os cabritos estavam. Já a segunda equipe seguiu pela parte inferior da montanha, posicionando-se no local onde os animais seriam recebidos após a descida controlada feita pelos montanhistas.

A operação contou com o apoio de um drone, que auxiliou os militares na localização precisa dos animais, orientando-os durante toda a ação.

O trabalho em equipe e a experiência dos profissionais foram fundamentais para garantir que os animais fossem resgatados com segurança. Dos cinco animais resgatados, quatro foram devolvidos à mata devido à impossibilidade de localizar os proprietários. O quinto cabrito, que estava levemente debilitado, foi entregue a um morador da região, que se comprometeu a cuidar do animal.

A operação é mais um exemplo do comprometimento do Corpo de Bombeiros com o bem-estar animal e o atendimento a situações de risco em ambientes inóspitos.

Ver anterior

Cantagalo, no Paraná, comemora 43 anos neste dia 12 de maio

Ver próximo

Rota 116 realiza operação de pare e siga em Debossan, Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!