Justiça suspende a realização do concurso público de Duas Barras
O distrito de Córrego da Prata, localizado a 20 km da cidade do Carmo, iniciou a temporada de trilhas ecológicas. O passeio permite explorar muitas belezas naturais, histórias locais e atrai visitantes em busca de sossego, aventura e contato com a natureza. O tour tem a missão de levar o visitante até o topo da Pedreira da Prata, uma formação rochosa imponente muito famosa na região.
A atração, que estreou em 2021, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal do Carmo, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. O passeio busca valorizar a importância do turismo de aventura na cidade e também conta com a parceria de guias turísticos e a comunidade local. A iniciativa permite um contato direto com o meio ambiente e garante uma experiência única aos visitantes, moradores e aventureiros.
A trilha ecológica atrai visitantes em busca de aventura e muito contato com a natureza. Foto: Reprodução/Internet
A trilha
A Trilha Ecológica da Pedreira da Prata tem um percurso de aproximadamente 6h de duração (3h ida e 3h volta). Dessa forma, é um passeio que tem alto grau de dificuldade e, por isso, é ideal para visitantes que tenham boa disposição e bom condicionamento físico.
O trajeto inclui a subida de montanhas e também faz a entrada à mata nativa. Durante o passeio é possível admirar paisagens exuberantes, pequenas nascentes e diversas formações rochosas. Além disso, a região abriga aves e outros animais silvestres.
A trilha é sempre realizada pela manhã e é conduzida por um guia local, capacitado para orientar bem os turistas. A entrada custa R$ 25 por visitante, e são organizados grupos de até 15 pessoas por passeio. A estimativa é que a temporada permaneça até o fim do mês de setembro, antes de começar a época das chuvas na região.
O que levar e o que vestir
Para aproveitar a trilha do distrito de Córrego da Prata, é importante estar preparado. Por isso, é recomendável vestir roupas leves e confortáveis, e sapatos fechados durante o passeio. Além disso, é preciso usar boné ou chapéu, pois grande parte do percurso é de trilha aberta. Para garantir a disposição durante a caminhada, também é necessário levar água, barrinhas de cereais, frutas e lanches.
Como agendar o passeio
O visitante que se interessar em curtir a trilha ecológica deve agendar o passeio no Centro de Turismo do município do Carmo, que está localizado na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. Também é possível entrar em contato pelo telefone (22) 2050-2224 ou pelas redes sociais “Turismo Carmo/RJ” (Facebook) e “Carmocidadebela” (Instagram). As páginas são capacitadas para dar mais orientações aos turistas interessados.
Como chegar à Córrego da Prata
Por fim, após agendar o passeio é necessário ir até o distrito de Córrego da Prata, que está localizado a 20 km do centro da cidade do Carmo. O acesso é pela RJ-160, em uma viagem que dura aproximadamente 25 minutos. Para os visitantes que pretendem vir de Cantagalo e outras regiões, o acesso também é pela mesma rodovia.
No distrito, além de encontrar um povo bastante acolhedor e hospitaleiro, os visitantes terão acesso a uma excelente infraestrutura. A localidade conta com Mercado, Padaria, Restaurante, e também outras atrações turísticas, como a Praça José da Rosa França, a Capela de São Francisco de Sales e a famosa Cachoeira da Prata.