Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O secretário de Saúde de Cantagalo, Márcio Barbas, foi ouvido, no dia 01 de setembro, pelos vereadores da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19. Na condição de testemunha, o secretário respondeu aos questionamentos do relator, vereador Sérgio Campanate, e de outros integrantes da comissão.
Um dos primeiros questionamentos feitos a Márcio Barbas foi sobre a logística do transporte de vacinas. Inicialmente, as doses no município chegaram a ser transportadas através de seringas, o que poderia comprometer a sua eficácia. Sobre o assunto, o secretário declarou que soube da condição estabelecida e imediatamente interrompeu a situação, garantindo a entrega de doses da forma convencional, em frascos, como sugerem os órgãos de saúde.
Outro tema relevante tratado na sessão foi a imunização de pessoas no município que furaram a fila da vacinação. Quanto à denúncia, Barbas declarou que recebeu a notificação de casos de irregularidades na cidade e já estão sendo realizados inquéritos, a fim de investigar de onde partiu a autorização para a aplicação das doses.
O secretário de saúde também foi questionado sobre a necessidade de Cantagalo adotar a terceirização dos profissionais de saúde para o centro de Covid-19. Atualmente, o município tem parte de sua equipe de saúde direcionada ao centro de cuidados da doença, o que poderia comprometer os atendimentos na cidade de uma forma geral. Sobre essa possibilidade, Barbas respondeu que há chances do município contratar profissionais terceirizados, embora Cantagalo seja uma referência no estado do Rio no tratamento da Covid-19.
Márcio Barbas também respondeu perguntas sobre os gastos do município com os recursos da Covid-19. Uma das perguntas do relator foi sobre a compra de geladeiras, ares-condicionados e outros equipamentos. Segundo o secretário, a aquisição dos aparelhos foi necessária para possibilitar o armazenamento adequado das vacinas nos postos de saúde, e também garantir a vacinação de forma segura para toda a população.
A próxima sessão da CPI da Covid-19 vai receber o presidente do conselho municipal de saúde, Esdras Gil.