A creche-escola do bairro São José, o mais populoso do município, com cerca de seis mil moradores, que teve as obras retomadas em março deste ano, deverá ser concluída até o final deste ano. As obras haviam sido iniciadas antes, mas a empresa vencedora da licitação não cumpriu o contrato e a Prefeitura foi obrigada a realizar novo processo licitatório, que foi concluído em dezembro do ano passado.
Além disso, o trabalho também sofreu atraso porque havia sido encontrada uma vazão de água no terreno, que demandou obras de canalização não previstas no convênio de construção, firmado com o Ministério da Educação em 2008.
Devido ao vazamento, foi necessário fazer a mudança das tubulações de águas pluviais que cortavam o terreno e foram desviadas do espaço onde está sendo realizada a obra. Esse trabalho foi executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, que também foi responsável por toda a preparação do terreno, localizado na Rua Azer Ribeiro, parte alta do bairro, medindo 12.475 metros quadrados. O terreno já havia sido adquirido pela Prefeitura em maio de 2010, num investimento de R$ 66 mil, através de desapropriação amigável.
No trabalho, estão sendo aplicados R$ 1.289.655,81, recursos do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância).