Cresce número de cidades com mais eleitores que habitantes no Brasil

O número de municípios com mais eleitores que habitantes cresceu 60% desde as últimas eleições, em 2018. Atualmente, são 493 municípios nesta situação. Há dois anos, eram 308.

Segundo especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais, as diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, disputas territoriais, migrações e fraudes.

Sede da Prefeitura de Macuco
Sede da Prefeitura de Macuco

O município com a maior diferença proporcional é Severiano Melo no estado do Rio Grande do Norte, que tem 6.482 eleitores registrados, mas apenas 2.088 habitantes, segundo estimativa do IBGE divulgada em julho de 2020.

De acordo com a prefeitura, o município conta com áreas de disputa territorial com vizinhos. São sítios e comunidades cujas pessoas se identificam como de Severiano Melo e são atendidas pelo município, mas nos mapas pertencem a municípios próximos, como Itaú e Apodi.

O levantamento mostra que a maior parte das cidades nessa situação é de pequeno porte: 475, ou 96% do total, têm menos de 10 mil habitantes. Dessas, 402 têm menos de 5 mil habitantes.

Um dos municípios de maior porte na lista é Cumaru (PE), que também tem o maior número absoluto de eleitores a mais que habitantes: 5.143. São 15.335 eleitores registrados e 10.192 habitantes. A prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, afirma que o número de habitantes da cidade foi superestimado no Censo 2000, que registrou 27.489 pessoas. No Censo 2010, o número caiu para 17.103. “Cumaru nunca teve 27 mil habitantes. Se tivesse acontecido essa queda toda, teria um monte de casas abandonadas na cidade. Mas a cidade só cresceu nos últimos 20 anos”, diz ela. “Não temos 10 mil habitantes como diz o IBGE. Só a Secretaria de Saúde tem 15.800 moradores registrados”.

Na região, o caso do município de Macuco também chama atenção pela diferença entre o número de habitantes em relação ao número de eleitores.

Segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE), o município de Macuco tem uma população de 5.623 habitantes. Já o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 7.116 eleitores estão aptos a votar nas eleições.

Segundo o prefeito do município de Macuco, Bruno Boaretto, este disparate é em razão das divisas do município com Cantagalo, já que vários bairros tem a população contada para Cantagalo. “O disparate é exatamente do litígio dos limites. Os eleitores do bairro Santo Reis (inteiro), metade do bairro da Reta, todo o bairro Novo Macuco e todo bairro da Glória, não são computados para Macuco. E são todos eleitores de Macuco, endereçados para Macuco“, garante Bruno Boaretto.

Ver anterior

Fique atento ao aumento de temperatura e os efeitos na conta de energia

Ver próximo

Continuam aumentando os casos de Covid-19 na região

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!