Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Durante o verão, é muito comum acidentes com animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras. Com o calor e o período chuvoso, muitos deles acabam saindo das áreas com mais mata e buscando abrigo em outros locais como quintais, obras e jardins.
Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, contabilizados e monitorados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, em 2022, foram notificados 38 acidentes por serpentes, 110 acidentes por aranha e 21 acidentes por escorpião em Nova Friburgo.
Para evitar essas circunstâncias, é necessário alguns cuidados importantes, como utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) no manuseio de materiais de construção, lenhas e itens de quintais, onde podem haver animais. Ficar atento em roupas, especialmente de cama e banho, calçados, panos e tapetes. Não acumular lixo e entulho. Vedar frestas, buracos, portas, janelas e ralos. E manter os jardins limpos.
Em caso de mordedura ou picada, a pessoa deve procurar atendimento médico nas primeiras horas do ocorrido. A referência em Nova Friburgo é o Hospital Municipal Raul Sertã, que avaliará o paciente e procederá os protocolos necessários na assistência.