Curso capacita profissionais que atuam na prevenção às drogas e cuidados com dependentes químicos

Curso capacita profissionais que atuam na prevenção às drogas e cuidados com dependentes químicos

A Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, realizou na tarde desta quarta-feira, 17, no Auditório da SME, uma capacitação para multiplicadores sobre prevenção e cuidado à dependência química.

Estiveram presentes no curso a subsecretária de Prevenção à Dependência Química, Marileia de Paula, juntamente com sua equipe de coordenadores, o delegado da 151ª DPM, Dr. Henrique Pessoa, o secretário Municipal de Políticas Sobre Drogas, Antônio Fagundes e outros representantes do Estado e Município.

O evento contou com palestras ministradas pelos representantes da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, o coordenador de Operações, Ramilson Júnior e a coordenadora de Projetos, Giselle Mello.

O curso foi destinado aos profissionais das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, segurança pública, Guarda Municipal e Polícia Militar, que lidam com a demanda de prevenção às drogas. Entre os assuntos que foram abordados, estão o problema do uso de substâncias químicas, os fatores de risco e a promoção da saúde pública como responsabilidade coletiva, além das estratégias e práticas preventivas.

O objetivo é desenvolver e aprimorar tratamentos/acompanhamentos referentes ao uso e abuso de álcool e outras drogas como estratégia de redução de danos e abstinência.

 

Curso capacita profissionais que atuam na prevenção às drogas e cuidados com dependentes químicos

 

A Prefeitura de Nova Friburgo oferece uma rede de suporte às famílias e aos adictos, como o CAPS AD (álcool e drogas), que trata sobre dependência química, e o CAPS Saúde Mental, no qual a equipe acompanha os atendidos junto à multiprofissionais. Além disso, qualquer necessidade de atendimento de especialistas, vacinas, programas IST, tuberculose, odontológico, entre outros, são agendados e alinhados com as UBS. Também são promovidas atividades voltadas à construção de uma cidade protegida do uso prejudicial de álcool, tabaco e outras drogas.

A SUBPREDQ também oferece alguns cuidados e tratamento para a Dependência Química, que são normalmente usadas abordagens multidisciplinares como: psicologia, psiquiatria, enfermagem, terapia ocupacional, dentre outros.

Ver anterior

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional inaugura Subsede em Nova Friburgo

Ver próximo

Ministério Público expede recomendação para que município pare de acolher em asilo pessoas não idosas com deficiência

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!