Curso de panificação básica forma primeira turma em Cantagalo

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), órgão do Sistema Faerj (Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, formou, sexta-feira da semana passada, 27 de junho, a primeira turma do curso de panificação básica, ministrado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Novo Horizonte, a sete quilômetros do Centro da cidade.

Em apenas uma semana, 14 mulheres da comunidade aprenderam várias técnicas dentro da área, o que contou com instruções para o preparo de pães, bolos, doces, pão de queijo e salgadinhos. A intenção do curso, de acordo com a secretária de Assistência Social, Madalena Bard, é garantir o aprendizado básico, o que pode até contribuir para a melhoria da renda das mulheres participantes. “Elas podem aproveitar o conhecimento para fazer esse tipo de guloseima e vender em pequenas quantidades. O importante é que se trata de um conhecimento que também leva ao aproveito de muitos alimentos que, antes, eram desperdiçados”, disse.

Além de Madalena Bard, também esteve participando do evento o presidente do Sindicato Rural de Cantagalo, Elson Pereira, que intermediou o processo. Ele também explicou que o sindicato quer estar cada vez mais presente, mais atuante junto à comunidade. “O importante que se diga é que tudo isto aqui é custeado pelos produtores rurais sindicalizados. A cada ano, eles pagam a contribuição sindical. Desse total, 30% são destinados à realização desses cursos, o que vem contribuindo para que comunidades como o bairro Novo Horizonte possam contar com oportunidades como esta”, discursou, convidando os presentes a provar as guloseimas preparadas pelas alunas, todas donas de casa.

Durante o evento, que utiliza a estrutura de padaria mantida pela Prefeitura no Cras, também foi anunciado que, em breve, a comunidade receberá um novo curso de culinária, desta vez voltado exclusivamente ao reaproveitamento dos alimentos, o que vai incluir talos de verduras, cascas de frutas, entre outras coisas que, atualmente, vão parar no lixo. “No que depender da Prefeitura, estamos autorizados pelo prefeito Saulo Gouvea (PT) a contribuir, a dar o máximo que pudermos em estrutura e apoio”, finalizou a secretária de Assistência Social, Madalena Bard.

Trajano realiza Festa do Inhame

A Prefeitura de Trajano de Moraes, em parceria com a Coopzinco (Cooperativa Agrícola Comercial e Industrial de Ponte de Zinco), realiza, no próximo final de semana, a 3ª Festa do Inhame, que será realizada em Ponte de Zinco, quarto distrito. Este ano, existe uma grande expectativa devido os maiores investimentos por parte da Prefeitura, que também proporcionaram um novo espaço de realização de festas na localidade. 

Em comum acordo com os produtores da zona rural, o prefeito Carlinhos Gomes (PSDB) determinou que a Secretaria Municipal de Obras realizasse obras de investimentos de pavimentação do terreno ao lado da Coopzinco, que será entregue na sexta-feira, 4 de julho, na abertura do evento. Na abertura, marcada para a sexta-feira (4), às 18 horas, as autoridades vão entregar os investimentos. Logo depois, haverá show evangélico com Ministério Oliveira.

No sábado, 5 de julho, logo cedo, acontece um café comunitário e, depois, acontece a largada do passeio de moto e aranha. Às 12 horas, será realizado um encontro de motociclistas e de ciclistas. Em seguida, apresentação de voo de parapentes. Mais tarde, às 18 horas, será acesa uma grande fogueira durante a apresentação da quadrilha Pé de Serra. Ainda acontece a tradicional disputa para a escolha do melhor prato, onde donas de casa concorrem com pavês, pudins, bolos, sucos, tortas, balas, tudo preparado à base de inhame. Logo depois, será realizada a escolha da rainha da festa. Quinze candidatas já estão inscritas para a disputa. Para encerrar a noite, a banda de forró Sensashow fará a alegria dos participantes.

No domingo (6), a partir das 10 horas, será o início da trilha de motos e jipes, passeio de bicicletas com sorteio de prêmios aos participantes. Às 17 horas, acontece o concurso da princesinha da festa, Às 20 horas, será o encerramento com a banda de forró Eclipse.

Alerj aprova Plano de Cargos, Carreira e Remuneração

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, no último dia 27 de junho, o projeto de lei nº 3.068/2014, que trata da criação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária. De autoria do Poder Executivo, o projeto foi aprovado durante sessão extraordinária, que contou com emendas do deputado estadual Christino Áureo (PSD).

O projeto cria as carreiras de fiscal estadual agropecuário e assistente de fiscalização agropecuária e visa atender a uma demanda nacional de manter o controle e a higidez dos alimentos, bem como preservar a saúde do trabalhador rural e a elevação do padrão de qualidade da agricultura e pecuária fluminense, mantendo o estado do Rio de Janeiro livre de pragas. Além disso, o projeto institui gratificação de atividade de fiscalização aos servidores do Quadro Especial Complementar da secretaria e prevê a realização de concurso público, criando 215 vagas para nível médio, profissionais técnicos em agropecuária e 161 para nível superior (zootecnista, engenheiro agrônomo e médico veterinário).

A emenda do deputado Christino Áureo prevê a antecipação da Gratificação de Atividade de Fiscalização (GAF) em 70% para todos os funcionários da defesa agropecuária em atividade hoje, até que o governo regulamente os critérios da avaliação. 

– Este plano é esperado há mais de 40 anos. O governador Sérgio Cabral assumiu o compromisso e o governador Luiz Fernando Pezão cumpriu, encaminhando a matéria a essa casa. Essa é uma luta que venho travando há alguns anos. É um plano produzido através de um amplo debate interno com os servidores da Defesa Agropecuária – afirmou.

Produtores rurais de Trajano recebem barracas padronizadas

A Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria do Ambiente, está conseguindo, através de cessão, 30 barracas padronizadas, que ficarão à disposição das associações de produtores e moradores. Todo o processo está bem adiantado e, no dia 26 de junho, aconteceu, na Escola Alfredo Lopes Martins, no Centro da cidade, uma importante reunião com o chefe da Divisão Técnica da Ceasa-RJ, Newton Costa Pereira, que, em encontro com entidades trajanenses, informou os objetivos do processo, que é inédito na região.

O secretário Dimas Félix informou que o processo está bem adiantado e os produtores serão ouvidos para a escolha do local onde serão instaladas as barracas uma vez por semana. “Será uma boa conquista para a nossa população, quando todos poderão adquirir legumes, verduras, frutas, entre outros, direto dos produtores trajanenses, conhecendo seus trabalhos, cultivos e, ao mesmo tempo, incentivando esses trabalhadores rurais”.

Newton Costa, da Ceasa-RJ, disse  que o objetivo da Central de Abastecimento é gerar segurança alimentar com produtos locais, o que contribui para a implantação de um relacionamento social. “Com a realização de uma feira na cidade, todos ganham, pois há uma diversificação de produtos, o que incentiva a união e a socialização. Até os grandes mercados da cidade vão se interessar pela oferta dos bons produtos locais”, analisou o técnico.

Ver anterior

Sociedade Musical 15 de Novembro encerra programação cultural da Festa dos Carecas

Ver próximo

Alunos de creche municipal visitam Queijaria Escola e Museu

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!