Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Solenidade foi realizada na noite de sábado passado, 13 de julho
Noite de emoções, de conquistas, de certeza do dever cumprido e de um sentimento de muitos desafios pela frente. Foram muitas e diversas as emoções que marcaram a solenidade de formatura da segunda turma do curso de técnico em química industrial, realizada dia 13 de julho, no auditório da Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival, em Cantagalo, onde também foi realizado o curso.
A segunda turma, a exemplo da primeira, com 21 formandos, que conclui o curso em julho de 2011, aproveitou a oportunidade oferecida de forma gratuita, através de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Cantagalo e a Lafarge, controladora da fábrica de cimento Mauá, em Cantagalo, e se dedicou ao máximo às aulas e aos estágios. Os cursistas foram conseguiram a oportunidade após um disputado processo seletivo, que contou com prova escrita, de caráter eliminatório.
Dos 39 alunos que formaram a turma inicial, em fevereiro de 2012, após 18 meses de muito estudo e trabalho, 27 chegaram ao final, passando por todas as difíceis fases do curso, marcado pela qualidade, pela excelência, incluindo reprovação. A última fase, antes da formatura, foi realizada no último dia 8 de julho, com a apresentação dos trabalhos finais. Na ocasião, os alunos tiveram os trabalhos avaliados por uma banca de examinadores, formada por técnicos, engenheiros químicos e farmocólogos de diversas empresas e laboratórios da região.
A turma, dividida em grupos, foi responsável pela apresentação de cinco trabalhos que impressionaram a banca examinadora, que aprovou a turma com louvor, apostando que os novos técnicos têm plena capacidade de enfrentar o competitivo mercado de trabalho. Os cinco trabalhos foram: ‘Biogás‘ energia produzida a partir da biomassa’; ‘Produção de tinta para quadro branco’; Desenvolvimento de bioplástico para produção de embalagens descartáveis’; ‘Fabricação de cerveja artesanal com adição de frutas’; e ‘Reutilização de óleo vegetal para a produção de biodiesel’. Um resumo dos trabalhos, em forma de banner, também foi exposto no local para análise do público.
Os formandos foram homenageados de várias formas: discursos, muitas palavras de incentivo, mensagens e a presença de grande público, com destaque para seus familiares e amigos. Em vários momentos, a emoção tomou conta de todos, numa cerimônia que foi organizada não só pela coordenação, mas pelos próprios alunos, que também prestaram várias homenagens a professores, à secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha, à coordenação do curso e aos funcionários da Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival.