Prefeitos se reúnem para impedir a construção de presídio em Conceição de Macabu
Moradores de Cordeiro e de cidades vizinhas ganharam novos profissionais que foram capacitados para atuarem como bombeiros hidráulicos. Gratuito, o curso foi promovido pela Águas do Rio – em parceria com a Academia Aegea Social, braço de educação e formação de pessoas da holding que controla a concessionária – naquele município da Região Serrana. A iniciativa, que despertou o interesse de vários jovens, teve carga horária de 12 horas, entre aulas teóricas e práticas, nos últimos dias 16 e 17.
Para Frankin de Azevedo, morador de Cantagalo, o curso foi importante porque complementou o conhecimento que ele tinha na área, boa parte dele aprendido desde novo com o pai.
“Fiquei muito feliz em poder participar do curso. Estou terminando o segundo grau este ano e sempre sonhei me profissionalizar neste ofício. Esta oportunidade chegou no melhor momento, porque vou ter o meu certificado. Muitas vezes comprei peças erradas e atrasei entregas de serviço por não ter todo o conhecimento necessário. Isso mudou! Agora, sou bombeiro hidráulico e vou conseguir fazer meu trabalho com segurança e confiança”, conta.
Objetivo é deixar um legado
A iniciativa reforça um dos propósitos da companhia: o de ir além de oferecer bons serviços nos 27 municípios fluminenses onde atua.
“Queremos deixar um legado e, para isso, investimos em pessoas que vivem na nossa área de atuação com o objetivo de transformar vidas. Esta turma que se formou é composta também por jovens que saíram daqui com o primeiro certificado profissional das suas vidas. Estão aptos e capacitados para entrarem no mercado de trabalho de forma autônoma ou para serem contratados por uma empresa”, afirmou Roberta Moraes, gerente institucional da concessionária.
Lorrana Morete, moradora de Cordeiro, é um desses exemplos citados por Roberta. Ela conta que a oportunidade bateu à sua porta no Ciep onde estuda.
“Durante uma aula na escola, o coordenador foi de sala em sala anunciando o curso de bombeiro hidráulico. Vi ali uma chance de iniciar uma profissionalização. Ele me ajudou e me deu todas as coordenadas para eu chegar até o setor de Responsabilidade Social da Águas do Rio. Fiz a inscrição e hoje estou aqui. É muita felicidade!”.