Superthal e Caravana da Coca-Cola fazem noite mágica em Bom Jardim
Começou, no dia 29 de março, o curso de formação de educadores ambientais, parceria entre a Universidade Federal Fluminense, Prefeitura de Bom Jardim, Emater e Associação de Moradores e Produtores Rurais da Barra de Santa Tereza.
Para ajudar a fortalecer o vínculo entre os inscritos, cada participante teve a oportunidade de se apresentar e falar de peculiaridades vividas cotidianamente no que diz respeito ao ecossistema.
À frente desta capacitação está o professor Anderson Mululo Sato, docente da Universidade Federal Fluminense, bacharel em Ecologia pela UFRJ, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Geografia pela mesma instituição de ensino superior.
“Vamos fazer um trabalho para caminharmos de mãos juntas. Estamos com um clima totalmente alterado, e eventos externos são cada vez mais frequentes“, disse o professor, detentor de honrarias por seus trabalhos climatológicos.
Entre as abordagens mencionadas durante a manhã, a tragédia que assolou Nova Friburgo em 2011 não foi esquecida, fato que ceifou vidas e até hoje não sai do imaginário de tantos moradores da localidade localizada na Serra Fluminense.
O consumismo excessivo foi citado durante a capacitação, assim como questões envolvendo o desmatamento, a pandemia da Covid-19 e o racismo.
Até o final de maio, em datas espaçadas, a importância da água será abordada pelo educador da UFF, e o trabalho de campo faz parte do cronograma instrutivo.
No final do curso, os participantes terão acesso a um certificado, mas para se ter acesso ao documento é necessário cumprir a carga horária implementada pela comissão organizadora.