Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
São 58 inscritos. Duração é de dois anos
A primeira turma do curso à distância de técnico em segurança no trabalho do Centro Federal de Educação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), que mantém um polo na cidade em parceria com a Prefeitura de Cantagalo, está formada para início das aulas em 3 de agosto. Todos os 58 aprovados no processo seletivo, que contou com 322 candidatos, foram matriculados, resultado de um acordo entre o Cefet-RJ e a Prefeitura da cidade.
A conquista do curso foi uma batalha da Prefeitura para garantir mais oportunidades de trabalho no município, principalmente para os jovens. O novo curso vem se somar ao de técnico em química industrial, que, este ano, já formará a segunda turma, o que garante qualificação para centenas de jovens. E a Prefeitura ainda quer mais: conquistar outros cursos, em outras áreas, mas sempre voltados ao aproveitamento da mão de obra na própria região. Ou seja: a prioridade é para cursos que tenham campo de trabalho na própria região, evitando que os jovens sintam necessidade de sair em busca de oportunidades.
Em relação ao curso à distância de técnico em segurança no trabalho, do Cefet-RJ, o polo da unidade funcionará junto ao Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Aberta do Brasil (Cederj/UAB), na Rua Chapot Prevost, 157, no Centro da cidade.
Segundo o Cefet-RJ, o curso será ministrado em quatro períodos de seis meses cada (cerca de dois anos, no total). Não é contado como período letivo o tempo de estágio supervisionado, que é obrigatório e terá que compreender 460 horas.