Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Mão de obra qualificada é a ‘menina dos olhos’ de empresas e indústrias dos mais diversos ramos trabalhistas em todo território nacional. Ciente dessa realidade e pensando na preparação de jovens macuquenses para o concorrido mercado de trabalho, o desejo do prefeito Bruno Boaretto é sempre ampliar a oferta de cursos de capacitação.
Em consonância com os ideais do prefeito, a Secretaria de Educação fez dessa vontade uma cartilha e tem ampliado o número de cursos profissionalizantes, cujas aulas presenciais, assim como no ensino regular, foram paralisadas pela pandemia. Agora o formato presencial está de volta com a retomada das aulas teóricas e práticas.
Os Cursos Técnicos e Profissionalizantes voltaram a ter aulas com um regime envolvendo pequenos grupos de alunos, que se revezam de hora em hora para evitar aglomerações. São cursos de qualificação técnica em Segurança do Trabalho e Eletrotécnica, além de Mecânica Industrial e Saúde Bucal, que estão no período teórico.
Os cursos são ministrados pelo MEPT Espaço Clínico e Educacional – aulas práticas na Avenida Jacet Alves de Carvalho, teóricas no CIEP e também na modalidade online – e a coordenação é do professor Joivan Silva, além de os estágios serem todos estrategicamente supervisionados. “Estamos preparando o terreno para beneficiar outras áreas. Vem novidade aí”, garante a secretária de Educação Luciana Boaretto.