Defensoria Pública realiza projeto em defesa da educação

O defensor público Marcelo Dias Carletto comemorou o grande sucesso do evento realizado no dia 17 de maio, nas dependências do Instituto Martinho da Vila, em Duas Barras, que serviu para apresentar, debater e aprofundar as bases do projeto ‘Defensoria Pública: Cumprindo seu Papel na Educação’, que, desde o mês de março, vem sendo implementado no município de Duas Barras, sob responsabilidade da entidade sob o seu comando, contando com apoio e parceria da Secretaria Municipal de Educação e, no estado, com o apoio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj) e do Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública do Estado.

O defensor público de Duas Barras falou da realização do projeto, considerado por ele um dos mais importantes de sua carreira, e da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que vem possibilitando a realização de um positivo trabalho com apoio direto dos profissionais que atuam na área.

Na sequência, a defensora pública titular da 8ª Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Diretora de Assuntos Legislativos da (Adperj), Maria Carmen de Sá, apresentou a proposta de projeto de lei para apreciação da Câmara Municipal para aprovação de uma lei visando a criação do Programa de Atenção à Saúde na Escola. 

O projeto pioneiro, a ser analisado pelos vereadores de Duas Barras, trata da criação de uma lei que garanta a implantação de um programa visando maior atenção e cuidados com a saúde de crianças e estudantes durante o período de formação escolar.

Por sua vez, a secretária Sheila Maia reforçou a importância do projeto de iniciativa da Defensoria Pública de Duas Barras, que conta com total apoio da Secretaria de Educação, sob seu comando, reforçando ainda mais o trabalho em favor do fortalecimento da educação no município e a ampliação da rede de proteção de crianças e adolescentes em fase escolar.

Abordando o tema ‘Família, Escola e Educação’, o defensor público de Duas Barras, Marcelo Carletto, levou para o debate os dados de uma pesquisa que questiona sobre o que se julga importante e o tempo que as famílias dedicam para cada coisa no dia a dia, especialmente o tempo dedicado para estar com as famílias e acompanhar o processo de educação dos nossos filhos.

Ele alertou para a importância de se encontrar tempo para acompanhar o processo de educação dos filhos e a influência da tecnologia nesse processo de aprendizado, em especial a influência do ‘Google’ na vida moderna da atualidade.

O trinômio família, escola e educação deve estar diariamente nos pensamentos e para os quais deve-se encontrar tempo para se dedicar um pouco mais enquanto isso ainda é possível. 

Convidada a participar do evento, a juíza da Comarca de Duas Barras, Maria do Carmo, falou sobre a importância e atuação do Conselho Tutelar no município, lembrando dos desvios de função e finalidade do conselho, o que, segundo ela, é comum acontecer nos vários municípios do Brasil.

Ela alertou que é preciso que o Poder Público garanta as condições mínimas para que os conselheiros se preparem para o melhor desempenho de suas funções e elogiou a presença e interesse do Conselho Tutelar de Duas Barras, que tem sido incansável parceiro do Poder Judiciário local.

Ver anterior

Micro e pequenas empresas de Cantagalo e região participam de Oficina de Marketing e Comercialização

Ver próximo

1ª Cavalgada do Arena Park

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!