Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Transito de Cantagalo se fez presente na capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no dia 02/05, voltada aos gestores municipais de Defesa Civil promovida por técnicos da UNDRR. O subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcio Romano; o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Alexandre Silveira; e o diretor-geral de Defesa Civil, coronel Albino, receberam os palestrantes e os participantes.
Durante a reunião oferecida, gratuitamente, os agentes trataram sobre a ferramenta Score Card, disponibilizada pela UNDRR às cidades participantes do programa MCR 2030 – Iniciativa Construindo Cidades Resilientes. Atualmente, 64 municípios do Estado do Rio de Janeiro realizaram a adesão, comprometendo-se com medidas que reduzam os riscos de desastres.
– A ferramenta tem por objetivo estimular o entendimento dos riscos e recursos de cada cidade para promover uma maior eficiência no planejamento das ações municipais – reforçou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Márcio Romano.
O Município de Cantagalo foi representado pelo servidor Emanuel Ribeiro, integrante da equipe da Defesa Civil e guarda municipal. Entre os palestrantes, marcaram presença o assessor de resiliência urbana da UNDRR, Clément da Cruz; a coordenadora regional da UNDRR, Adriana Campelo; a pesquisadora do Cemaden Nacional, Silvia Saito; o diretor do Cemaden-RJ, tenente-coronel Anthony; e o promotor estadual do MCR2030, tenente-coronel Watanabe.