Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Em função do período de seca, que se estende da segunda quinzena de julho a setembro, a Secretaria de Defesa Civil de Cordeiro alerta a população para as queimadas. Medidas preventivas devem ser tomadas a fim de evitar incêndios. Além disso, cuidados com a saúde devem ser reforçados, principalmente com crianças e idosos.
A recomendação é de que as pessoas denunciem atividades que maximizem a propagação de incêndios, como atear fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e atividades criminosas, como o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas ou soltura de balões. Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (2551-1187) devem ser avisados.
Historicamente, julho, agosto e setembro são os meses que concentram as queimadas, isso porque são meses que apresentam os menores valores de unidade relativa do ar. O ar seco, aliado à elevação da temperatura durante o dia, leva à ocorrência natural de incêndios, intensificada por materiais, como pedaços de vidros, plásticos e pontas de cigarros, descartados de maneira incorreta e por práticas condenadas, mas comuns, de se utilizar fogo para limpeza de terrenos e queima de lixo.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Tavares, a limpeza de terrenos é o maior causador de queimadas. O secretário alerta para os prejuízos, tanto na execução de serviços, já que focos de incêndio podem provocar a interrupção do fornecimento elétrico, quanto à saúde, já que a ocorrência de queimadas prejudica a qualidade do ar. “Nesse período, aumenta muito a manifestação de problemas respiratórios, como asma, bronquite, as crianças e os idosos são os que mais sofrem com isso, então é necessário um cuidado especial com a saúde, ingerir bastante líquido e procurar manter os ambientes umidificados”, disse.