Superthal e Caravana da Coca-Cola fazem noite mágica em Bom Jardim
Macuco mais uma vez ganhou visibilidade em nível nacional, quiçá internacional, nesta primeira segunda-feira do mês de novembro, dia 4, quando o trabalho bem planejado, eficaz e pautado em ações preventivas – realizado pelos profissionais da Coordenadoria de Defesa Civil do município, sob liderança do experiente coordenador Paulo Sergio Machado – mereceu destaque num evento capitaneado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) através das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (REDEC).
Realizado no 16º GBM (Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar), em Teresópolis, o ‘Seminário de Boas Práticas da Região Serrana Resiliente’ trabalhou como base o fortalecimento da resiliência na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, cujo foco foi promover uma troca de conhecimentos e práticas voltadas à prevenção de desastres, tendo como meta a promoção de políticas que garantam uma gestão integrada entre agências e o apoio a todos os municípios da Região Serrana Fluminense.
A excelente notícia para a Gestão Municipal e, principalmente, para a manutenção da tranquilidade da população de Macuco – apontado como o menor município fluminense – é que o município recebeu o reconhecimento do UNDRR, que é o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres. Macuco obteve a 420ª posição no mundo e a 44ª no Brasil ganhando o ‘Certificado de Cidade Resiliente’, conquistando também a chance de estar entre os primeiros a passar para a Segunda Fase com um projeto de ‘Melhorias nas Áreas do MCR2030’, visando à redução do risco de desastres.
Representando seu município, a prefeita Michelle Bianchini exaltou o comprometimento de sua equipe de Defesa Civil e enalteceu a liderança do coordenador Paulo Sergio. “Trabalho de cunho social e humanitário fundamental para nossa cidade”, definiu. Já o coordenador agradeceu o apoio da mandatária, que segundo ele oferece a autonomia e apoio necessários para a execução de um planejamento voltado à proteção da população. “Cada ator é uma peça dessa engrenagem que impulsiona nosso compromisso com as comunidades macuquenses”, definiu Paulo Sergio Machado.
O seminário – que também recebeu a Guarda Mirim de Macuco – teve apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, da Superintendência Operacional, da Diretoria Geral de Defesa Civil, do 16º GBM de Teresópolis e do Centro de Recebimento e Distribuição da SEDEC/CBMERJ. Durante o evento, também foram levantados os planos, estratégias e experiências para fortalecer a resiliência, enfatizando a sustentabilidade e a proteção da população da Região Serrana. O secretário de Segurança Pública de Macuco, Capitão Jocélio Bezerra, também participou da solenidade.
Fotos: Defesa Civil/RJ