Defesa Civil realiza vistorias nos distritos de Cantagalo

Demandas das localidades são levantadas para atendimento

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo (SMDCT) realizou, semana passada, visitas aos distritos para conhecer as demandas dessas localidades, tendo como ponto de partida o encontro com os administradores distritais, canais de contato entre a Prefeitura e a população. O secretário de Defesa Civil e Trânsito, Roberto Robadey Júnior, e o diretor de Defesa Civil, Alessandro do Nascimento, visitaram, primeiramente, Santa Rita da Floresta, segundo distrito, onde foram recebidos pelo administrador distrital Bruno Zanon, que falou sobre o problema de uma plantação de eucaliptos, localizada em área urbana, que está prejudicando a população com entupimento de bueiros, quedas de galhos e interrupção do abastecimento de energia, além do temor de queda das árvores sobre a via e residências. Foi feita uma breve análise no local, que é uma propriedade privada, e as medidas serão tomadas para que o proprietário seja notificado.

Outra questão levantada pelo distrital foi a sinalização. Zanon pediu que a SMDCT aumente o número de placas de trânsito no Centro, solicitação que já estava no cronograma de atividades da secretaria. No Loteamento Jardim Darlene, foi visitado o local que possui uma área de risco que abrange 12 residências e a principal ponte de acesso ao distrito. Também foi verificado o início de uma construção em área de risco e o responsável pela obra será notificado a paralisar a obra. Já na ponte, foi pedida uma vistoria e a retirada de um eucalipto que, arrastado pela última cheia, encontra-se entre suas fundações. Também será colocada uma sinalização para que veículos com grandes cargas passem pela entrada alternativa ao distrito para evitar o desgaste da estrutura de cimento. O secretário e o diretor analisaram, ainda, uma árvore inclinada em risco, localizada na praça. A Secretaria de Meio Ambiente também já esteve no local e avaliou que a árvore deve ser cortada.

Em São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte, respectivos quarto e quinto distritos do município, a equipe foi recebida pelos administradores distritais Gilberto Quíndeler de Paula e Júlio Vidal, respectivamente. Em São Sebastião do Paraíba, foi verificado o bom funcionamento do sistema de rádio, que fica no posto de saúde e serve como um canal de comunicação entre a secretaria e o distrito, principalmente para alertas de chuvas e cheia do Rio Paraíba do Sul. Também foi feita a verificação de ligações para o número 199. Por vezes, a ligação era encaminhada para a Defesa Civil de Carmo, problema que já foi solucionado. Também foi visitado o local onde estão instaladas as réguas linimétricas, que medem o nível do Rio Paraíba do Sul.

Já em Boa Sorte, Robadey e Nascimento e o administrador distrital Júlio Vidal percorreram as quatro áreas em risco no distrito, localizadas nas ruas Wagner da Silva Cruz e Benedito Seabra, além da Rodovia Abílio Morgado (RJ-152). Na rodovia, estão concentradas duas áreas de risco, que abrangem 52 pessoas em 13 moradias, um bar e uma oficina. Durante a visita, o secretário conversou com alguns moradores, ressaltando as medidas que devem ser tomadas em dias de chuvas fortes. Já se encontra em andamento o cadastramento de todos os moradores em área de risco em todo o município.

Ver anterior

Usina de Memórias

Ver próximo

Telefonia móvel na área rural

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!