Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O secretário de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo, Roberto Robadey Júnior, e a coordenadora Educacional da secretaria, Letícia Richa, se reuniram com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Neder, no último dia 15 de janeiro, para planejar trabalhos e campanhas que envolvam as duas secretarias.
O objetivo da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito (SMDCT) é atrelar o Meio Ambiente às questões que envolvem a Defesa Civil. Em um primeiro momento, será feito um trabalho de conscientização da população em relação ao período de chuvas, que caem com mais intensidade nesta época do ano, tendo em vista que suas maiores consequências são agravadas pela agressão ao meio ambiente.
Outra campanha que será feita é a de prevenção de queimadas. Juntas, as secretarias pretendem conscientizar a população, e principalmente os agricultores, sobre os riscos das queimadas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.
Além dos assuntos de defesa civil, Robadey e Neder falaram sobre o trânsito. Especificamente foi tratada a questão do caminhão da empresa de coleta de lixo, contratada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foi discutida a possibilidade de mudança de horário da prestação do serviço para melhorar o fluxo do trânsito, que é prejudicado nos horários da coleta, hoje normalmente realizada nos horários de maior movimento (manhã e tarde).
Durante a reunião, também foram abordadas a arrecadação de recursos para recuperação de bacias, através do Comitê de Bacias Hidrográficas e o coprocessamento de resíduos pela cimenteiras, cuja fiscalização, por lei municipal, também é atribuição da SMDCT (art. 1º, par. 1º, inc. I, da lei 498/2001) e é uma constante preocupação de ambas as secretarias, embora todos os benefícios globais ao meio ambiente envolvidos no processo não se pode descartar as hipóteses de acidentes, principalmente durante o trânsito dos resíduos até as indústrias.
Ao longo do ano, serão feitas reuniões e campanhas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.