Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Teleférico é um dos maiores símbolos de Nova Friburgo
O sobe e desce de turistas no tradicional teleférico da Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, é um bom termômetro que comprova que a cidade da Região Serrana está entre os principais atrativos fluminenses neste verão. Em junho do ano passado, o Governo do Estado concluiu as últimas obras de drenagem e contenção de encostas no entorno da área de lazer e reativou o principal ponto turístico do local. A revitalização da praça, atingida pelas chuvas de 2011, está aquecendo a economia na região.
As melhorias, realizadas pela Secretaria de Obras, acabaram com o risco de desabamentos nas encostas do local, além de eliminar todos os pontos de alagamento da praça, permitindo, ainda, a reabertura do teleférico, do anfiteatro e de espaços de lazer. Somente nessas intervenções, foram investidos R$ 11,4 milhões. – A Praça do Suspiro é uma área emblemática em Nova Friburgo. O espaço corresponde a um marco central, é um símbolo da cidade – afirmou o subsecretário extraordinário da Região Serrana, Ricardo Cabral.
Dono do teleférico, o empresário Rodolfo Acri confirma que, após a reinauguração da Praça do Suspiro, a cidade passou a receber mais visitantes.
– Nos últimos seis meses, desde a conclusão das obras da praça, o número de turistas aumentou. Muita gente passou a vir para Nova Friburgo para conhecer o teleférico, ver a cidade em um ponto de vista diferente – disse Rodolfo Acri.
Moradora de Botafogo, no Rio de Janeiro, a dona de casa Carmem Lúcia Ferreira aproveitou o verão para subir a Serra e conhecer o cartão-postal.
– Foi a primeira vez que andei em um teleférico. Adorei a experiência. A vista é linda – afirmou a dona de casa.
Para os comerciantes, a recuperação foi fundamental para movimentar os negócios. “O comércio no entorno da praça está em seu melhor momento”, disse o comerciante Gilberto Sader.
O Governo do Estado, em parceria com a União, investiu R$ 298,5 milhões em 53 obras de contenção de encostas em Nova Friburgo, que foi o município mais atingido por deslizamentos em 2011.
Já foram feitas 42 obras de contenções em pontos mais críticos e emblemáticos da cidade, como a Praça do Suspiro. Outras oito estão em andamento e mais três serão iniciadas no início deste ano, com previsão de entrega no primeiro semestre.
Foram concluídas obras de contenção de encostas nas localidades do Centro; nas ruas Carlos Éboli e Almirante Barroso; no Colégio Miosótis; na Praça do Suspiro; na Rua Dr. Henrique Braune Tingly; Rua Cristina Ziedi; no Clube dos 50; Duas Pedras; no Jardim Ouro Preto (Matacão); na Alameda Eduardo Guinle; no Parque das Flores; na Granja do Céu; na Rua Alexandre; e no Anfiteatro.
Ainda foram feitas drenagem na Praça do Suspiro, na Rua São Jorge, no Jardim Califórnia e na Chácara do Paraíso.
Estão em execução obras de contenção e reflorestamento nos bairros Jardinlândia, São Jorge, Floresta, Córrego Dantas, Duas Pedras/Lazareto, Jardim Califórnia II, Jardinlândia II e Subida Belmonte.