Deputado André Correa irá participar de várias comissões na Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou mais 11 comissões permanentes no dia 16 de fevereiro, com a eleição de seus presidentes e vice-presidentes. Essas comissões têm a função de dar parecer sobre temas abordados em projetos ou mensagens, além de realizar audiências públicas para discutir assuntos de interesse parlamentar e da população fluminense.

Entre as funções do Parlamento Fluminense está a de fiscalizar o orçamento, apresentar propostas de lei das matérias orçamentárias – como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) -, e apreciar as Contas do Governador e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A responsável por esses encaminhamentos iniciais é a Comissão de Orçamento da Alerj, uma das principais pastas da Casa, que agora será presidida pelo deputado André Corrêa (PP) e terá como vice-presidente o deputado Carlos Macedo (REP). Ambos foram eleitos durante a instalação do colegiado.

A primeira audiência do grupo já foi marcada para o próximo dia 27/02. Os deputados irão avaliar o demonstrativo de metas fiscais que deveriam ser cumpridas pelo Poder Executivo no 3º quadrimestre de 2022. A reunião cumprirá a determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Serão convidados representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Tribunal de Contas.

Esse será um ano muito desafiador para o estado. Para começar, teremos que nos debruçar e analisar a queda no orçamento estadual, fruto da nova tributação sobre combustíveis, que será bastante significativo. Teremos também a reforma tributária, que está saindo do papel e com certeza irá impactar muito na economia do Rio, e também discutiremos os regimes de benefícios fiscais. O próprio Executivo colocou que o Rio concede, hoje, 363 benefícios e isso impacta o orçamento em R$ 20 bilhões. Precisamos dar uma olhada nisso. Teremos muito trabalho, mas estou muito motivado”, afirmou Corrêa. O deputado está em seu sétimo mandato na Casa, mas pela primeira vez irá presidir a Comissão de Orçamento.

Ainda compõem a comissão como integrantes efetivos os deputados Douglas Ruas (PL), Renato Miranda (PL), Arthur Miranda (Pode), Andrezinho Ceciliano (PT) e Vinicius Cozzolino.

 

Deputado André Correa irá participar de várias comissões na Alerj

 

Comissão de Tributação

A Comissão de Tributação, Controle de Arrecadação e de Fiscalização também definiu seu novo comandante para dirigir os trabalhos. Foram eleitos para presidente e vice-presidente do colegiado, respectivamente, os deputados Arthur Monteiro (Pode) e Luiz Paulo (PSD). Após a instalação e a eleição de presidente, Luiz Paulo entregou ao deputado Monteiro um documento com o compilado dos trabalhos do grupo nos últimos anos e disse estar à disposição da presidência para o que precisar.

Monteiro frisou que fará uma gestão compartilhada e pretende aprender com o grupo, além disso, antecipou que um dos temas, que serão abordados na comissão, será a reforma tributária. “Temos que incentivar e dar valor a arrecadação de impostos de tributos próprios. Venho para essa comissão para dar ênfase a isso. Não tem estado e bem-estar social sem receita. O gestor público tende a se preocupar só com a despesa, mas também precisamos nos preocupar com a receita. Friso que também quero fazer uma gestão compartilhada”, afirmou o presidente da comissão.

Ainda integram a comissão como membros efetivos os deputados André Correa (PP), Célia Jordão (PL) e Filipe Soares (União).

 

Comissão de Ciência e Tecnologia

A Comissão de Ciência e Tecnologia será presidida pela deputada Elika Takimoto (PT) e a vice-presidência ficará com a deputada Dani Balbi (PSol). Para a primeira reunião do colegiado, a ser realizada no dia 2 de março, foi proposto convidar membros da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e reitores de universidades estaduais e federais instaladas no Rio para mostrarem o planejamento na área para os próximos anos.

Doutora em Física pela Uerj e professora há 18 anos no Cefet, Takimoto destacou a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e econômico do estado. “O Rio tem um grande potencial nesta área devido à concentração de universidades e centros de pesquisa instalados aqui. Não vamos conseguir falar sobre desenvolvimento sem ciência, tecnologia e inovação, mas entendo que isso depende de financiamento. E essa comissão vai se debruçar para ir atrás dessas demandas. Tenho plena consciência de que a valorização da ciência é a valorização da vida“, comentou.

Compõem a comissão como integrantes efetivos os deputados Tande Vieira (PROS), Filipe Soares (União) e Vitor Júnior (PDTR).

 

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania elegeu novamente a deputada Dani Monteiro (PSol) para presidir o colegiado, já a vice-presidência ficará com o deputado Márcio Gualberto (PL). O grupo também deliberou sobre a primeira reunião, que será realizada no dia 2 de março para definir o plano de trabalho da comissão.

Escolhida pela segunda vez para comandar os trabalhos da comissão, Dani Monteiro disse que o objetivo será conseguir manter o colegiado ativo e atuante. “São mais de três décadas de assistência à população, de acolhimento em caso de violação de direitos e, acima de tudo, de um trabalho incessante. Nossa comissão seguirá mantendo o atendimento aqui na sede da Alerj, manterá o Zap da Cidadania e produzirá políticas públicas a partir de audiências, visitas técnicas e fiscalizações de promoções e violações de direitos humanos que estejam ocorrendo no nosso estado”, pontuou.

Integram, ainda, a comissão como efetivos os deputados Fred Pacheco (PMN), Jorge Felippe Neto (Avante) e Andrezinho Ceciliano (PT).

 

Comissão de Trabalho

A Comissão de Trabalho, Legislação e Seguridade Social elegeu a deputada Dani Balbi (PCdoB) para presidir o colegiado. A vaga de vice-presidente segue em aberto e os membros do grupo podem se candidatar na primeira reunião, que ainda não tem data definida.

Em seu primeiro mandato, a presidente da comissão destacou a importância de enfrentar os desafios necessários para gerar emprego e renda no estado. “As novas oportunidades devem garantir ocupações de qualidade à população fluminense. Os empregos devem passar por bases industriais sólidas e entregar remuneração adequada, que os permita vencer o orçamento doméstico mensal. O fortalecimento da classe trabalhadora também será uma pauta para a comissão, que atuará para fortalecer os sindicatos. Focaremos na retomada de uma agenda de valorização do trabalho, que para nós é um dos motores do desenvolvimento econômico e social”, explicou.

Também compõem a comissão como efetivos os deputados André Corrêa (PP), Valdecy da Saúde (PL) e Val Ceasa (Patriota).

 

Comissão de Defesa do Meio Ambiente

Para conduzir os trabalhos da Comissão de Defesa do Meio Ambiente foram eleitos os deputados Jorge Felippe Neto (Avante) e Felipinho Ravis (SDD) para a presidente e vice-presidente, respectivamente.

Durante a reunião de instalação, os componentes do grupo destacaram a importância de implementar ações de combate às inundações e de cobrar o cumprimento da porcentagem de saneamento prevista no edital de concessão da Cedae, em conjunto com as Comissões de Saneamento Ambiental e de Política Urbana e Habitação da Casa. “Vamos tratar o meio ambiente como um tema central para a sociedade; isso é fundamental. Pretendemos continuar os trabalhos a partir da realização de audiências públicas, vistorias e fiscalizações”, disse o presidente da comissão.

São membros titulares os parlamentares Filippe Poubel (PL), Léo Vieira (PSC), Professor Josemar (PT) e Flávio Serafini (PSol).

 

Deputado André Correa irá participar de várias comissões na Alerj

 

Veja as composições das demais comissões instaladas:

 

Comissão de Normas Internas

Os parlamentares Rodrigo Amorim (PTB) e Renato Miranda (PL) foram eleitos, respectivamente, para a presidência e vice-presidência do colegiado. Como membros titulares estão os deputados Fred Pacheco (PMN), Jorge Felippe Neto (Avante), Guilherme Delaroli (PL), Andrezinho Ceciliano (PT) e Vinicius Cozzolino (União).

 

Comissão de Redação

Foi eleito como presidente da comissão o deputado Carlos Macedo (REP) e como vice-presidente o deputado Jair Bittencourt (PL). Integram o grupo como membros titulares os deputados Fred Pacheco (PMN), Jorge Felippe Neto (Avante), Guilherme Delaroli (PL), Carla Machado (PT) e Franciane Motta (União).

 

Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiário

Os deputados Cláudio Caiado (PSD) e Renato Miranda (PL) foram eleitos para a presidência e vice-presidência do grupo, respectivamente. Compõem a comissão como membros titulares os deputados Jorge Felippe Neto (Avante), Samuel Malafaia (PL) e Yuri (PSol).

 

Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional

Foi eleito para a presidência da comissão o deputado Renato Machado (PT) e para a vice-presidência o deputado Carlos Macedo (REP). Também são membros titulares os deputados Yuri (PSol), Dr. Pedro Ricardo (PROS) e Bernardo Rossi (SDD).

 

Comissão de Indicações Legislativas

O colegiado terá o deputado Filipe Soares (União) na presidência e a deputada Célia Jordão (PL) na vice-presidência. Fazem parte também da comissão os parlamentares Júlio Rocha (AGIR), Carlos Minc (PSB) e Otoni de Paula Pai (MDB).

 

Deputado André Correa irá participar de várias comissões na Alerj

Ver anterior

Cláudio Castro destaca os bons resultados do turismo no estado

Ver próximo

Bloco Serra Folia leva mais de 10 mil pessoas para as ruas de Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!