Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
“Os atletas não se envolvem em política como deveriam”. Essa é a opinião do deputado federal Luiz Lima, reeleito pelo Rio de Janeiro com mais de 68 mil votos. O deputado certamente sabe do que está falando, uma vez que foi um dos maiores atletas da natação brasileira. Em sua carreira, participou de diversas edições de Jogos Pan Americanos, Campeonatos Mundiais, além dos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e Atenas em 2000. Hoje cobra uma atuação mais ativa dos atletas nos assuntos políticos para que haja um maior incentivo ao esporte.
Como deputado federal, Luiz Lima faz muito pela categoria esportiva. Graças à sua ação na relatoria, o projeto de aumento do repasse para a Lei de Incentivo ao Esporte-LIE (ex-deputado João Derly – RS em 2007) foi finalmente aprovado na Câmara dos Deputados, permitindo um aumento no repasse de 1% para 2%. Com esse incentivo, Luiz pode contribuir para a realização de centenas de projetos, entre eles o Campeonato da Cidade, torneio de futebol amador que movimenta Nova Friburgo, já que não há muitas opções de campeonatos para os times permanecerem ativos. O Campeonato está caminhando para seu sexto ano e começa sempre em janeiro, contando com a participação de times de Nova Friburgo. Neste ano são 10 equipes: Córrego Dantas, São Pedro da Serra, Nilo Martins, Amparo, Unidos do Park, Zaire, Serra, São Luiz, Nova Suíça e Unidos do Alto.
As ações de Luiz Lima em prol do esporte nacional são reconhecidas pela organização do campeonato e por muitas instituições do ramo esportivo como comitês e confederações. O fomento ao esporte movimenta a economia, gera empregos e oportunidades à atletas e à população em geral. Os frutos desse incentivo são vistos como benfeitoria para as cidades e redondezas.
Luiz ainda reiterou em discurso feito no Plenário da Câmara dos Deputados da importância do atleta se envolver com a política: “O atleta brasileiro deveria ser mais engajado com política e entender que, enquanto ele não participar, a categoria dele não vai ser fortalecida”. Com essa afirmativa, fica clara a necessidade do envolvimento de todas as partes interessadas no fomento ao esporte. É de suma importância que os atletas fiquem por dentro da política para que conheçam os caminhos que levam a construção de campeonatos, a formação de atletas, seus direitos e deveres, além fortalecer e unir ainda mais a classe.