Deputado quer o fim dos pedágios

A liberdade de locomoção é um direito consagrado na Constituição Federal, sendo livre o território nacional para que qualquer pessoa possa entrar, permanecer ou sair com seus bens. Baseado nisso, o deputado federal Ezequiel Teixeira (Solidariedade/RJ) apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 152/2015 que pretende alterar o artigo 150 da Constituição, para assegurar a qualquer cidadão o direito de ir e vir sem bloqueios.

Para o parlamentar eleito pelo Rio, além de ser inconstitucional, a cobrança dos pedágios onera ainda mais o cidadão, que já arca com diversos impostos, como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), quando adquire um veículo automotor, além de pagar anualmente o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). Segundo Ezequiel Teixeira, é dever do Estado construir e manter as vias em perfeitas condições, não podendo essa responsabilidade ser transferida para o contribuinte.

– A cobrança de pedágios é absurda. Já pagamos muito tributo e não é justo e nem razoável gastar ainda mais. Além disso, algumas vias alternativas existentes não atendem ao interesse público, servindo apenas para justificar uma eventual cobrança – destaca o deputado.

Ezequiel Teixeira lembra, ainda, que o valor do pedágio incide no custo dos produtos que circulam pelas estradas do país, elevando os preços finais dos produtos e gerando enorme prejuízo à toda população.

– Quem acha que o pedágio interfere apenas na vida de quem viaja por rodovias, está enganado. A cobrança encarece os produtos, até em supermercados. E também é repassado para o valor cobrado no transporte público, agindo, assim, diretamente, nas relações individuais. Por isso, o prejuízo é enorme para todos, de forma direta ou indiretamente. Apesar do tributo não ter contraprestação específica, é inegável que o produto de sua arrecadação deva retornar em benefício para a população – finaliza Ezequiel Teixeira na defesa da sua proposta de emenda constitucional.

Ver anterior

Copa de Futsal do Comércio em Cantagalo

Ver próximo

Juiz alerta prefeitos sobre fechamento do Posto da Justiça do Trabalho em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!