Deputados da Alerj retornam do recesso parlamentar

A deputada Martha Rocha (PDT), que preside a Comissão da Alerj dos Servidores Públicos

A deputada Martha Rocha (PDT), que preside a Comissão da Alerj dos Servidores Públicos

Os deputados retornaram do recesso parlamentar nesta quinta-feira (1º de agosto) e deram início às atividades na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Ao longo deste período, todos os setores da Casa permaneceram funcionando normalmente. A primeira sessão plenária está marcada para a próxima terça-feira (6 de agosto), mas os parlamentares já implementaram ações referentes a seus gabinetes com vistas ao andamento dos trabalhos.

Neste segundo semestre do ano, a Alerj debaterá temas importantes como o orçamento estadual e as metas fiscais, entre outros assuntos que estarão nas pautas no Parlamento.

A deputada Martha Rocha (PDT), que preside a Comissão da Alerj dos Servidores Públicos, destacou que as atividades legislativas continuaram intensas durante as últimas semanas. “Não paramos de trabalhar durante o recesso. Eu estive no gabinete todos os dias em reuniões, atendimentos e planejamentos de projetos de lei”, disse.

Audiências públicas

Na próxima semana também haverá o retorno das audiências públicas da Assembleia. No dia 6 de agosto, a Comissão da Alerj de Defesa dos Direitos da Mulher realizará uma reunião em comemoração ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. No encontro, serão ouvidas autoridades e representantes da sociedade civil para debater a criação de medidas de incentivo a essa prática, que é essencial para o desenvolvimento das crianças durante os primeiros meses de vida.

A presidente do colegiado, Renata Souza (Psol), explicou no seu retorno à Alerj que o objetivo da reunião é equiparar os direitos das mulheres fluminenses aos que são estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A audiência irá debater as políticas necessárias para que cada gestante tenha a condição de oferecer aleitamento ao seu bebê”, explicou.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj que investiga irregularidades nos planos de saúde de pessoas com deficiência também tem atividades marcadas para as próximas semanas. Antes do recesso, o colegiado estabeleceu o fim de julho como prazo para que as associações representativas das operadoras de saúde enviem ao Parlamento informações mais robustas sobre os lucros dos planos. Além de analisar o material solicitado, o grupo também deve marcar oitiva com as famílias de PCD’s.

Presidente da CPI, o deputado Fred Pacheco (PMN) afirmou que a expectativa é de que o colegiado consiga chegar a uma resolução do impasse com as operadoras de saúde ao longo dos próximos meses. “Os planos de saúde alegam prejuízo, mas o que buscamos é a verdade. A saúde não é mercadoria e a vida não pode esperar. Por isso, nosso objetivo é sair desta CPI com uma solução que sirva de diretriz para todo o país, já que somos o único estado a instalar uma CPI sobre este tema”, declarou o parlamentar.

Parlamento Juvenil

Outra ação importante na Alerj, que já tem data marcada no calendário da Casa, é a semana do Parlamento Juvenil (PJ), evento que acontece de 24 a 30 de novembro e reúne os estudantes eleitos para o exercício de 2024. Na ocasião, eles vêm até a Assembleia para tomarem posse e assumirem as funções parlamentares: elegem uma mesa diretora, sugerem projetos de lei, debatem em comissões e votam as propostas em plenário. Os projetos de lei criados pelos PJs podem, inclusive, virar leis oficiais do Estado do Rio.

As inscrições para a 15ª edição do PJ se encerram nesta sexta-feira (2 de agosto). No programa, podem participar os jovens de 14 a 17 anos que estejam cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio na rede estadual de ensino.

Ver anterior

Cantagalo vence Torneio de Abertura do Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol

Ver próximo

Galo Bier Fest será realizado mais uma vez em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!