Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Obra é pedido de moradores, que temem acidentes no local devido aos abusos de velocidade
Atendendo a reivindicações da população devido aos constantes acidentes – muitos deles fatais – que vêm ocorrendo na rodovia, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) instalou novas lombadas (quebra-molas) em trechos perigosos da RJ-116 (Macuco-Nova Friburgo-Itaboraí), entre os quilômetros 101 e 104, à altura de Bom Jardim, onde, recentemente, foi reconstruída a ponte sobre o Rio Grande, na principal via da região.
As lombadas foram instaladas por solicitação do subsecretário estadual para a Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, pois o local é de grande tráfego de veículos e pedestres, além de frequente entrada e saída de veículos. O local também é um grande centro comercial, com inúmeras lojas comerciais, indústrias, prestadoras de serviços, escolas, entre outros.
O subsecretário, por sua vez, solicitou ao presidente do DER-RJ, Henrique Ribeiro, que instalasse os quebra-molas com objetivo de conter a alta velocidade de veículos ao longo da via (que é terceirizada), impedindo possíveis acidentes e, assim, não colocando em risco a vida de quem utiliza o acesso no local.
As obras da ponte sobre o Rio Grande, na RJ-116, no entroncamento com a RJ-146, encontram-se em fase final. Foi construída no local uma ponte de concreto, com pouco mais de 70 metros de comprimento e com acesso adequado para pedestres, além de muro de gabião e drenagem.
Segundo Affonso Monnerat, a próxima etapa será a construção de dois trevos para evitar cruzamentos entre as duas rodovias, que apresentam um tráfego intenso de veículos.