Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Mais um importante passo foi dado, no dia 15 de agosto, para recuperar a infraestrutura logística do estado. Ciente da importância de oferecer serviços de melhor qualidade nas rodovias, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) assinou dois novos convênios de cooperação técnica com municípios fluminenses. Desta vez, a união de forças foi firmada com as prefeituras de Tanguá e Trajano de Moraes. A intenção é estender as parcerias, futuramente, para o maior número possível de localidades. Miguel Pereira e Nova Iguaçu já tinham sido contemplados.
Os acordos foram formalizados em cerimônias realizadas no gabinete do presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade. Preveem a delegação, para os governos municipais, de serviços como execução de obras específicas, conservação e demais ações que contribuam para a melhoria da malha viária localizada dentro dos limites das cidades parcerias. Em contrapartida, o órgão estadual ficará responsável, num primeiro momento, por aprovar os projetos apresentados pelos prefeitos e fiscalizá-los, além de prestar assessoria técnica.
“Ninguém consegue governar sozinho. Temos que trabalhar juntos, como numa orquestra sinfônica, onde cada um toca, de forma afinada, o seu instrumento. A maior herança que podemos deixar é reerguer o estado, devolvendo a dignidade à população. Essa é a intenção do governador Wilson Witzel e do vice-governador Cláudio Castro”, disse Uruan.
Além de melhorar a mobilidade urbana e o escoamento de mercadorias, os convênios vão gerar reflexos positivos no turismo, um dos focos do governo Witzel para reerguer o estado do Rio. Localizado no Leste Fluminense, Tanguá, por exemplo, faz parte do polo turístico conhecido como ‘Caminhos da Mata’ e é muito procurado devido às suas cachoeiras. Uma das principais atividades econômicas do município é a indústria. Já Trajano de Moraes faz parte do eixo turístico conhecido como ‘Caminhos da Serra’ e tem na agropecuária uma importante fonte de renda para a população.
Na cerimônia de assinatura do convênio com Tanguá, o prefeito da cidade, Valber Marcelo, elogiou o espírito de realização do atual governo. “Tenho certeza de que, a partir deste momento, a história de nossa cidade vai ser outra, e vocês vão somar muito para que a gente consiga executar as obras necessárias”, disse ele. Já a parceria de cooperação com a Prefeitura de Trajano de Moraes foi assinada logo em seguida e teve a participação do prefeito daquela cidade, Rodrigo Freire Viana.