Desenvolvimentos econômico e social passam por indústria e comércio fortes

O município seguiu, de forma natural, o crescimento do setor metal-mecânico em Nova Friburgo e também impulsionou a área, contando, atualmente, com três das maiores indústrias do setor, que incorpora todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais nos produtos desejados, desde a produção de bens até serviços intermediários, incluindo máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte.

Dados mostram que as empresas desse segmento têm levado o nome de Cordeiro para outros estados e até para o exterior, aproveitando o crescimento brasileiro não só economicamente, mas em importância no cenário internacional. As empresas do setor em Cordeiro se expandem, dia a dia, para todo o país e também para o mundo. Das três maiores empresas no município, uma está chegando às regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do país, enquanto outra, que já prestava serviços além fronteiras, no Paraguai, já negocia serviços com a França, porta de entrada para o forte mercado europeu.

O comércio também tem refletido a realidade econômica do município, que tem no setor outro grande empregador, o que leva resultados positivos à área social. O setor comercial só perde em número de empregos para as indústrias têxteis e a Prefeitura. Mas, com o crescimento registrado nos últimos anos, poderá mudar essa realidade em breve, tendo em vista os investimentos realizados pelo setor. Em cada esquina há uma loja, um bar, uma quitanda, um minimercado, armazéns, etc.

A extensa área urbana de Cordeiro, se comparada a cidades vizinhas do mesmo porte, tem contribuído para que pequenos comércios, indústrias e prestadores de serviços cresçam. Enquanto em municípios vizinhos a população é mais distribuída, por conta de extensões territoriais, em Cordeiro há uma maior concentração urbana, o que contribui, ainda, para elevar a cidade ao patamar de uma das maiores consumidoras da região, fazendo a economia girar em todos os sentidos. Não é à tôa que a Associação Comercial (Aciacor) e a Prefeitura criaram a Sala do Empreendedor para facilitar a legalização das empresas.

Ver anterior

Regin vai eliminar a burocracia que impede o crescimento empresarial

Ver próximo

Cine Madrid inaugurado em 1956, hoje é a atual sede da banda da cidade

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!